09/03/2023 às 18h22min - Atualizada em 10/03/2023 às 00h02min

Três tendências da tecnologia low-code para 2023

Demanda por ferramentas de otimização ágeis e práticas vai impulsionar o crescimento da busca pela solução nas empresas

SALA DA NOTÍCIA Redação
PinePR (pinepr.com)
David de Freitas Neto, Co-founder e Enterprise Sales Executive da Zeev. Crédito da imagem: Higor Barreto

Com a consolidação do modelo de trabalho híbrido, a necessidade das empresas por soluções de otimização e automação só aumentaram neste último ano. Neste contexto, as tecnologias low-code (pouco código, em tradução livre) tornaram-se uma grande aliada para os negócios. Isso porque, o low-code permite que o colaborador de qualquer área, inclusive aqueles com pouco conhecimento em TI, consigam criar softwares e aplicativos personalizados que atendam a necessidade de cada departamento. Por isso, o mercado espera por mais novidades para 2023. 

Segundo a Gartner, haverá uma crescente demanda no mercado por serviços de desenvolvimento de aplicativos, sendo cinco vezes maior do que a capacidade do TI em atender essa demanda. A pesquisa ainda aponta que o Low-Code será responsável por 70% do desenvolvimento deste tipo de solução até 2025. Além disso, é esperado um crescimento composto anual de 31,3% entre 2022 e 2030, de acordo com dados do Research and Markets.

Para David de Freitas Neto, cofundador e Enterprise Sales Executive da Zeev, referência na oferta de plataformas de desenvolvimento de workflows Low-Code, os próximos anos serão promissores para o uso da solução. “O Low-Code ganhou uma capilaridade impressionante nos últimos anos. Não à toa que durante o  Web Summit deste ano em Lisboa especialistas abordaram a tecnologia como disruptiva. E afirmaram acreditar que no futuro próximo todos seremos desenvolvedores, considerando a facilidade da utilização deste tipo de ferramenta. Além disso, nos últimos anos, as pessoas começaram a interagir cada vez mais com softwares, especialmente ao criarem negócios. O Low-Code estará presente em 65% das aplicações até 2024, devido a sua eficiência e simplicidade”, explica.

David afirma que as soluções Low-Code vão ganhar ainda mais espaço dentro das empresas neste ano. Por isso, elencou 3 tendências da tecnologia para 2023.

1. Automatização de processos 
Atrelada à diminuição de tarefas manuais, a automatização de processos vem para facilitar, diminuir erros humanos e acelerar as demandas diárias. Quando os processos de um ou mais departamentos são automatizados, é possível eliminar atrasos, erros e obter um fluxo de trabalho mais dinâmico. O low-code entra para tornar essa mudança possível, permitindo que essas soluções sejam criadas com mais velocidade e sem depender da área técnica. 

2. Maior oportunidade de colaboração
Com a organização do workflow por meio do low-code, colaboradores de qualquer departamento podem contribuir na criação de recursos, suprindo a demanda por ferramentas e aplicativos que atendam a necessidade de cada área da empresa, o que naturalmente aumenta o engajamento e a produtividade. Isto é, quando os processos e objetivos são traçados de forma clara e coesa,  o trabalho em equipe torna-se ainda mais fácil e recorrente, o que beneficia não só a equipe, como os clientes. 

3. Hiperautomações
A demanda por inovação cresce na mesma medida que a necessidade da otimização de recursos operacionais. Nesse sentido, os olhares de grandes organizações se voltam para as hiperautomações.  E, para essas automações de processos de negócio e TI, acontecerem cada vez mais rápido, as tecnologias low-code são um caminho viável e eficiente. Apoiando na criação de soluções ágeis, adaptativas e inteligentes para atender as necessidades de negócio.


Sobre a Zeev:
A Zeev desenvolve e fornece softwares com tecnologia Low-Code, que permite que outras empresas possam desenvolver seus próprios software e aplicativos. A Zeev tem como crença que qualquer pessoa pode facilitar sua rotina de trabalho e se propõe a conectar os departamentos, fazendo o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada de negócios. A empresa tem como ponto central das relações, a liberdade e a transparência. Pensando nisso, implementaram o conceito de “Anywhere Office” e atualmente, contam com colaboradores por todo o Brasil e clientes distribuídos em 6 países. Zeev | Você cresce, a gente cresce. Conheça mais sobre a Zeev e suas plataformas aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp