Segundo um levantamento feito pela consultoria IDC, o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação (TIC) crescerá 5% em 2023, chegando a US$ 80 bilhões. A expansão é consequência da busca acelerada da transformação digital, aderida progressivamente pelas organizações, sejam públicas ou privadas.
Neste cenário, a SoftExpert, fornecedora global de soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital, ganha cada vez mais relevância. A empresa une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em diferentes níveis e segmentos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus mais de 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países.
A SoftExpert entende a digitalização de processos como peça-chave na transformação digital nas organizações e como um motor de crescimento e inovação no país. Pensando nisso, o CEO da SoftExpert Brasil, Hermínio Gonçalves, citou algumas etapas que as empresas precisam aderir para alcançá-la:
Os documentos físicos podem trazer desorganização para as empresas. Por isso, a SoftExpert recomenda, como primeiro passo, a digitalização das documentações. “O uso de documentos eletrônicos já é uma realidade. Além de facilitar o acesso aos materiais, o processo permite mais organização e agilidade dentro das companhias além de proporcionar o menor risco de perda de dados”, afirma o CEO.
Para trazer mais benefícios para as empresas, as documentações precisam estar organizadas e bem categorizadas para que, quando necessário, os colaboradores possam achar tudo que precisam facilmente. Com isso, as informações estão prontamente disponíveis, com navegação intuitiva e maior nível de segurança.
Algumas atividades manuais podem ser automatizadas por meio de tecnologias e softwares, o que aumenta a eficiência dos processos e permite que os colaboradores possam focar em tarefas que precisam do apoio humano. Isso tudo padroniza os fluxos de trabalho, aumenta a precisão e reduz o risco de não conformidades.
Esta etapa exige um rastreamento da performance dos processos para encontrar pontos ineficientes e eliminá-los. “A quarta fase é focada na simplificação. Os gestores precisam examinar seus processos de automação e torná-los inteligentes, rápidos e melhores. Agora é a hora de eliminar fases desnecessárias e otimizar o tempo e o esforço do time”, afirma Hermínio.
Na última fase, as empresas vão impulsionar a inovação, alavancando a predição analítica e insights para a transformação digital. Com isso, irão desenvolver processos que ajudem a planejar com antecedência, criar cenários hipotéticos e avaliar possíveis resultados. Como consequência, as organizações se tornam proativas e impulsionam as mudanças internas.
Sobre a SoftExpert:
Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995 no sul do Brasil. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 600 mil usuários espalhados em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Bakertilly, Deloitte, Kodak Alaris e DocuSign, além de unidades de negócios em 9 países. Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença a nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. Em 2022, a empresa atingiu a nota 4,5 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.