03/03/2023 às 11h07min - Atualizada em 06/03/2023 às 00h00min

Música no Museu - Patrimônio Cultural Imaterial no RJ e maior série de música clássica do país – terá apresentações em São Paulo em março

Intitulada “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais”, a série musical contará com três concertos, com entrada gratuita, com as participações do Trio Neukomm e do violinista italiano Alessandro Borgomanero

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Considerado como a maior série de música clássica do país e declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, o projeto Música no Museu, que em 2022 completou 25 anos, retorna a São Paulo neste mês de março, após um hiato de dez anos das realizações dos concertos dominicais no Museu da Casa Brasileira e depois de seis anos do Festival Internacional de Harpas, o SPHarpasFestivan, no CCBB SP.

Serão três concertos, com entrada gratuita, que se inserem na programação de “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais, cujas apresentações vêm sendo realizadas desde novembro de 2022 em espaços culturais do Rio de Janeiro, Viena e em cidades de Portugal, com o objetivo de exaltar os grandes autores da música clássica do mundo e, em especial, os brasileiros.

O concerto que abre a série musical em São Paulo ocorre no dia 12, domingo, a partir das 18h, na Sinagoga Masorti de São Paulo. No programa, o Trio Neukomm, formado por Harold Emert (oboé), Marcio Zen (fagote) e Aleida Schweitzer (piano) interpretará obras do compositor austríaco Sigismund Neukomm (1778-1858).

Já no dia 14 de março, terça-feira, a partir das 20h, a galeria Fortes D'Aloia & Gabriel receberá o violinista italiano Alessandro Borgomanero, que apresentará ao público composições de nomes como Bach, Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Flausino Valle, entre outros. É importante ressaltar que esta récita ocorre concomitantemente às exposições dos artistas Antonio Tarsis e Frank Walter. 

Por fim, encerrando a série de concertos no dia 18 de março, sábado, o Trio Neukomm retorna à programação (desta vez com o violonista Eduardo Cameniezki substituindo o fagotista Marcio Zen) para interpretar obras de Mozart e Sigismund Neukomm, na Casa Museu Ema Klabin.

“É uma grande alegria voltar a São Paulo depois do sucesso dos concertos no Museu da Casa Brasileira há mais de 10 anos, sempre lotados, e das edições do SPHarpFestival que realizamos há cinco anos no CCBB-SP e voltará em julho próximo. Mas agora trazemos um programa de resgate da música mundial com o Trio Newkomm dentro da série”, destaca Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do projeto Música no Museu.

Música no Museu - Criado e dirigido pelo empresário Sérgio da Costa e Silva em 1997, o Música no Museu-Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, tornou-se a maior Serie de música clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book.

Ao longo deste período, o projeto já atingiu marcas expressivas, como a realização de mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, com a participação de cerca de 2.500 músicos. Além disso desde 2006 o Música no Museu já percorreu países como Estados Unidos (no lendário Carnegie Hall em Nova York), Portugal, Espanha, França, República Tcheca, Itália, Alemanha, Áustria, Marrocos, Vietnã, Índia, Chile, Argentina, Austrália, e Líbano, representando os músicos e a música brasileira no exterior.

Nestes quase 26 anos de atividades realizando concertos gratuitos em museus, igrejas, centros culturais, palácios e até clubes, o projeto já se apresentou para um público de cerca de 1 milhão de espectadores. Dentre os prêmios já recebidos, estão honrarias nacionais (Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ouro, Embaixador do Rio, Ordem do Mérito do Trabalho, Urbanidades do IAB, São Sebastião, da Arquidiocese do Rio) e internacionais (Cultura Viva da Unesco, Latin American QualityAwards em Buenos Aires, Excelência em Cultura em Lisboa, Cultura Viva em Madrid).

PROGRAMAÇÃO MÚSICA NO MUSEU – SÃO PAULO

TRIO NEUKOMM
Dia: 12 de março, domingo
Horário: 18h
Local: Sinagoga Masorti de São Paulo
Endereço: Rua Fiandeiras 295- Itaim Bibi
Músicos: Harold Emert (oboé), Marcio Zen (fagote) e Aleida Schweitzer (piano)
Programa: Sigismund Neukomm
Ingressos: Grátis

VIOLINISTA ALESSANDRO BORGOMANERO
Dia: 14 de março, domingo
Horário: 20h
Local: Fortes D'Aloia & Gabriel
Endereço: Rua James Holland, 71
Programa:  Bach, Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Flausino Valle, entre outros
Ingressos: Grátis

TRIO NEUKOMM
Dia: 18 de março, sábado, às 17h
Local: Casa Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43
Músicos: Harold Emert (oboé), Eduardo Cameniezki (violão) e Aleida Schweitzer (piano)
Programa: Sigismund Neukomm, Mozart, entre outros.
Ingressos: Grátis
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp