29/06/2022 às 15h50min - Atualizada em 29/06/2022 às 15h50min

Museu Histórico de Campos completa 10 anos com festa na Praça do Santíssimo Salvador

- Redação
O Museu Histórico de Campos de Campos dos Goytacazes (MHCG), equipamento da Prefeitura, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), instalado no Solar do Visconde Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, comemora 10 anos de sua inauguração, nesta quarta-feira (29). A programação, que marca a passagem da data, foi iniciada no final da manhã, em uma tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador e prosseguirá ao longo do dia.

A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, e a coordenadora do Museu, Graziela Escocard, abriram a programação, junto de outros agentes da FCJOL e convidados e seguem acompanhando as atividades, junto de representantes do segmento da cultura e da comunidade.

“Desejamos vida longa ao prédio que preserva a história de nossa terra. Seguimos empenhados em manter viva a chama da memória, revitalizando nossos equipamentos. Neste 29 de junho, entregamos a nova pintura do Solar do Visconde de Araruama, com tintas doadas pelas empresas Neves & Rangel e Vilarejo, por meio de um movimento feito pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Júnior. Trago o abraço do prefeito Wladimir Garotinho, a quem agradeço por acreditar em nosso projeto para a cultura”, disse Auxiliadora Freitas.

A cerimônia contou com as presenças da presidente da Associação dos Amigos dos Museus Municipais de Campos (AAMMC), Teresa de Jesus Peixoto Faria; ativista cultural, Edmundo Siqueira; presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Samuel Sterck; presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares, e do colecionador de obras de arte, Edmundo Machado.

CÁPSULA DO TEMPO – Após a cerimônia, realizada na Praça do Santíssimo Salvador, o público adentrou o Solar para participar do plantio da Cápsula do Tempo. Iniciativa do Instituto Histórico, o dispositivo recebeu materiais que registram as atividades da primeira década do Museu. O dispositivo foi colocado no jardim do prédio, pelas mãos da jovem Luiza Gomes, de 10 anos, com previsão de ser resgatado em 2032, no 20° aniversário do Museu.

“O Instituto Histórico fez questão de colocar, na cápsula, todos os eventos que marcaram essa primeira década do Museu. Tenho certeza de que, daqui a 10 anos, nossa parceria será ainda mais forte, com o plantio de uma nova cápsula”, disse Genilson Soares.

MÚSICA – As atividades do período da manhã foram encerradas com a apresentação de Carolina Macabú e Hericky Garcia, na tenda montada em frente ao Museu, viajando por sucessos da MPB.

PORTA-VOZ DA HISTÓRIA – Em uma década, o Museu já recebeu mais de 350 mil visitantes e mais de 40 exposições temporárias. Em seus cômodos estão partes importantes da história do município. Recentemente, o prédio passou por um processo de revitalização, com pintura e reparos no telhado.

“Em nome dos funcionários do Museu, agradeço pelo dia de hoje. Nossa luta pela memória de Campos tem grande valor e a grande visitação dessa primeira década comprova o interesse da comunidade pela descoberta de nossa história”, enfatizou a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.

MUSEU HISTÓRICO 10 ANOS – PROGRAMAÇÃO

29 DE JUNHO DE 2022
14h - 16h - Visitas ao Museu com escolas agendadas
18h - Abertura da exposição temporária:
- “SB CULTURAL”, composta por quadros de Renato Pessanha (in memoram), acervo do Supermercado Super Bom, cedido por com Cecília Barcelos (Curadora da exposição).
Local: Primeira Sala de Exposição Temporária do MHCG
19h - Mesa de Debate: “Museu Histórico de Campos - 10 anos contado nossas histórias”
Local: Auditório Maria Helena Gomes
20h - Sessão de homenagem aos Amigos do Museu Histórico de Campos
Local: Auditório Maria Helena Gomes
21h - Apresentação musical: Banda Pizzicato
Local: Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador

30 DE JUNHO DE 2022
10h - 16h - Oficina de Grafite e Patrimônio Cultural, com David Montezuma.
Local: Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador
11h - 16h - Visitas ao Museu com escolas agendadas
14h - 18h - Visita teatralizada ao Museu - “O Trem da História”, texto de Maria Helena Gomes, com adaptação de Guilherme Freytas, com participação dos alunos do Curso Letras em Movimento
Local: Salas de Exposição do Museu
15h - Apresentação musical: Grupo Só Bamba
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp