24/06/2022 às 14h59min - Atualizada em 24/06/2022 às 14h59min

Exposição “Luzes Pela Cidade” aberta no foyer da Câmara de Vereadores de Campos

- Redação
A abertura da exposição “Luzes Pela Cidade - A Trajetória da Iluminação Elétrica em Campos dos Goytacazes”, no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos, foi realizada na manhã desta sexta-feira (24). A ação é fruto de uma parceria da Câmara de Vereadores com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), por meio de um trabalho feito pela Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG).

A abertura de “Luzes Pela Cidade”, contou com as presenças da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; da subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; do subsecretário de Governo e ex-presidente da Câmara, Edson Batista; da superintendente da Emugle, Eliene Silva; do presidente da Câmara de Dirigentes Legistas de Campos (CDL), Edvar Júnior, da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard e dos vereadores Pastor Marcos Elias e Leon Gomes. Um grupo de alunos do Liceu de Humanidades de Campos, também prestigiou o evento.

“Neste 24 de junho, justamente no dia em que Campos - primeira cidade da América Latina a adotar o serviço de iluminação pública - recebeu a ligação de energia elétrica, no ano de 1883, inauguramos mais uma exposição fundamental para que seja feita a difusão da história do município. A parceria entre Câmara, FCJOL, Museu e Instituto Histórico, segue rendendo bons frutos”, pontuou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard destacou a importância do material exposto. “As imagens são bastante interessantes, bem como a apresentação de datas e outras informações. Recortes mostram a repercussão da imprensa local, registrando a chegada da iluminação, em cerimônia com as presenças dos imperadores Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina. Outro destaque é a importante colaboração da Câmara de Vereadores, para que tal sonho se tornasse real, através da contratação da empresa que fez o serviço de instalação e geração da energia, quando o Legislativo era presidido por Dr. Francisco Portella”, observou.

A exposição “Luzes Pela Cidade - A Trajetória da Iluminação Elétrica em Campos dos Goytacazes” permanecerá no foyer do Palácio Nilo Peçanha até o mês de julho, recebendo visitas de grupos escolares que podem ser agendadas pelo e-mail emugle@camaracampos.rj.gov.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp