27/05/2022 às 11h58min - Atualizada em 27/05/2022 às 11h58min

Festival Benedicto Lacerda retornará em junho e vai acontecer em Campos, Macaé e Cabo Frio

- Redação
O Festival Cultural Benedicto Lacerda volta a ser realizado depois do hiato devido a pandemia de Covid-19. Além de Macaé, cidade natal do músico homenageado, a 7ª edição vai circular em outras duas cidades do Estado: Cabo Frio e Campos dos Goytacazes, de 17 a 26 de junho. Toda a programação conta com patrocínio da Petrobras e a realização da Usina de Fomento Cultural, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


O festival é realizado desde 2008 e possui importância histórica à medida que preserva a memória cultural. O principal objetivo é homenagear o flautista e compositor Benedicto Lacerda, um dos maiores músicos e compositores da música brasileira, além de incentivar novos talentos. 

O projeto reúne nomes do Choro e Samba, com representatividade nacional e internacional, como também abre espaço para novos músicos e grupos musicais, contribuindo para a revitalização da cultura. As atrações vão desde Marquinhos Diniz,  filho caçula do Mestre Monarco e autor de diversas canções interpretadas por cantores de sucesso, como Zeca Pagodinho, até Nega Mari, sambista cabofriense de voz marcante também a talentosa Nilze Carvalho, cantora, instrumentista, compositora e produtora.


Aliás, as vozes femininas estão com tudo na programação. O “Choro Delas” é um tributo aos grandes mestres do choro com um toque feminino. Em um projeto exclusivo para o Festival Benedicto Lacerda, as musicistas  Daniela Spielmann, Sheila Zagury e Clarice Magalhaes com a dolência do choro e a liberdade criativa do jazz e a acuidade da música de câmara, prometem uma performance de sensível e delicada feminilidade ao chorinho. Além disso, haverá apresentação do grupo Sou Mais Elas, criado ano passado em Macaé para divulgar e fortalecer a presença da mulher no samba.

O festival promete ainda algumas surpresas até o fim de maio, mas já estão confirmadas as presenças do Coletivo Choro na Rua, composto, dentre outros por Silvério Pontes, Zé da  Velha e Hamilton de Holanda. Também já confirmaram o grupo Pé de Pitanga, Pedro Miranda, Coletivo Santo Samba e o grupo Galocantô.

As atrações são gratuitas e possuem classificação livre. A edição contempla 5 shows musicais, 10 dias de exposição biográfica e 5 dias de oficinas musicais na modalidade presencial e on-line. Também apoiam o festival, a Casa de Cultura Villa Maria e as Prefeituras Municipais de Cabo Frio e Macaé. 


Para mais informações acesse: https://www.usina.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp