De acordo com os dados de novembro sobre o saldo líquido de empregabilidade no setor de serviços da região Norte Fluminense, conforme o CAGED, houve mudanças significativas de 2023 para 2024.
Em novembro de 2023, a economia de Campos dos Goytacazes enfrentou uma considerável retração no setor de prestação de serviços, com o fechamento de 289 postos de trabalho formais. Em contrapartida, as cidades de Macaé, São João da Barra e Rio das Ostras registraram expressiva geração de empregos, com destaque para a economia macaense, impulsionada por sua sólida base de empresas de serviços relacionadas ao setor petrolífero.
Já em novembro de 2024, verificou-se uma inversão na curva de emprego. A economia de Campos e de Rio das Ostras apresentaram saldo positivo satisfatório na expansão de empregos formais, superando Macaé, que, embora tenha mantido um saldo líquido positivo, criou menos vagas do que as aludidas cidades. Por outro lado, São João da Barra, mesmo sendo sede do Porto do Açu e abrigando diversas empresas do setor de serviços, experimentou saldo negativo, indicando uma perda de empregos formais, o que é desalentador.
Portanto, o panorama do emprego no setor de serviços em novembro de 2023 revelou-se mais favorável em comparação com novembro de 2024, com exceção do desempenho observado na economia de Campos dos Goytacazes.