Elias Rocha Gonçalves/Elias Rocha Gonçalves Júnior/Regina Célia Albernaz Siqueira
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De forma conceitual a Pedagogia Afetiva está ligada ao entendimento e a forma com que lidamos com as emoções (Outra dica é conferir o Atlas das Emoções, criado pelo líder espiritual Dalai Lama que aponta: Medo, Raiva, Alegria, Nojo, tristeza).
Sabe-se que, seus pilares estão na empatia e nas tomadas de decisões mais responsáveis. Entretanto, muitos acreditam erroneamente que o trabalho com o socioemocional deve se limitar às atividades em sala de aula. Para que todos os objetivos da afetividade nos processos educacionais sejam atingidos, é imprescindível que ele ultrapasse as barreiras da sala de aula e seja aplicado em todos os âmbitos da vida.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a importância de um ensino integral, que seja inserido em outros campos da vida dos jovens, além do educacional. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância da Pedagogia Afetiva além da sala de aula e como sua aplicação pode construir uma sociedade mais igualitária. Confira!
Ao definir as competências gerais da educação básica, a Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância da educação para além da sala de aula. Desse modo, a escola possui um papel importante para a transformação social e o ensino socioafetivo pode ser um aliado nesse processo. Através da Pedagogia Afetiva, é possível construir uma sociedade mais humana, socialmente justa e ambientalmente consciente.
Uma vez que o desenvolvimento dessas habilidades é refletido para além das práticas escolares, é importante que ela também vá além da sala de aula. Essas competências englobam a capacidade de lidar com as próprias emoções, com o relacionamento com o próximo, capacidade de colaboração e mediação de conflitos. Todas essas habilidades são essenciais para a vida em sociedade, seja para a harmonia entre as relações ou para a construção de um mundo mais justo, a partir de jovens conscientes do seu papel na sociedade.
O desenvolvimento dessas habilidades pode acontecer a partir de atividades extracurriculares, onde existe o incentivo de um aluno ativo na construção do socioemocional, com pensamento autônomo que compreende as regras de convívio social. O importante é sempre incentivar o protagonismo do aluno, exaltando e compreendendo seus contextos e vivências.
Desta feita, a Pedagogia Afetiva pode ser definida como uma proposta pedagógica que motiva e envolve educadores e estudantes. Essa prática pedagógica melhora o ambiente escolar, despertando nos jovens o interesse por aprender. Além disso, ela busca desenvolver o cognitivo por meio das interações afetivas. Apontada pelo instinto de sobrevivência, afetividade está relacionada aos sentimentos e emoções que se desenvolvem a partir da necessidade de pertencer a um grupo. Evolutivamente, a formação de grupos garante a sobrevivência das espécies, e esses grupos se mantém por mais tempo quando há predominância de ações solidárias, pensadas para o bem estar de todos.
Assim, a sua construção é feita com base em diversos estudos sobre métodos educacionais, buscando sempre a melhoria na qualidade cognitiva e social dos alunos. A formação integral dos jovens é muito importante para este método pedagógico, já que enfatiza aspectos da vida em grupo, mas ainda assim valoriza a individualidade. Suas pautas baseiam-se em princípios éticos, históricos e políticos da sociedade contemporânea.
Com ela, o aluno desenvolve suas competências e habilidades em um ambiente acolhedor, que busca potencializar seus pontos fortes e conscientizá-los sobre seus limites e deveres como cidadão. Grande parte do preparo das crianças para o futuro está ligado a sua educação emocional.
Podemos citar algumas atividades a serem desenvolvidas é definido de acordo com um conjunto de ações de formam o indivíduo exemplar. Entre elas estão: Conhecimento, Transformação, Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Direitos e deveres, Democracia, Cidadania, Criticidade, Sensibilidade, Criatividade.
Face ao todo exposto, sem a pretensão de esgotamento do tema, diversos são os benefícios da pedagogia afetiva. Todo o processo de ensino-aprendizagem pode ser aprimorado a partir das bases deste método, além de enriquecer os convívios sociais. O objetivo é formar cidadãos com princípios éticos e habilidades emocionais que resultarão em tomadas de decisões mais responsáveis. A Base Nacional Comum Curricular defende justamente a educação integral do aluno, que está diretamente ligada a ensino dessas habilidades socioemocionais.
A formação integral do indivíduo representa o preparo cognitivo e emocional, abrangendo as esferas educacionais, profissionais e cidadãs. A BNCC aborda a pedagogia afetiva a partir das dez competências gerais da Educação Básica, evidenciando a importância dessa dimensão. O ideal é que se trate de um trabalho contínuo, que não se restrinja apenas a Educação Infantil, mas a todo o processo educacional até o fim Ensino Médio e universitário. A afetividade será sempre bem vinda.