22/08/2021 às 23h31min - Atualizada em 22/08/2021 às 23h31min

Continuando com a série dos grandes educadores do Brasil e do mundo, hoje vamos falar um pouco sobre a inspiradora Emília Ferreiro

Fred Rangel

Fred Rangel

Educação em Foco

Fred Rangel
Divulgação
Emilia Ferreiro (1936) é uma psicóloga, pesquisadora e escritora argentina, radicada no México. Através da psicolinguística desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever.
Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi nasceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 5 de maio de 1936. No fim dos anos 60, formou-se em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires.

Emilia fez o doutorado na Suíça, sob a orientação do psicopedagogo Jean Piaget, dentro da linha de pesquisa inaugurada por Hermine Sinclair, que Piaget chamou de Psicolinguística Genética.

Pesquisa sobre a aprendizagem
Passou a lecionar na Universidade de Genebra. Nessa época, iniciou uma pesquisa, com a ajuda de Margarida Gómez Palácio, sobre as dificuldades de aprendizagem das crianças de Monterrey, no México.
Em 1979 mudou-se para o México na companhia do marido, o físico e epistemólogo Rolando García. Neste mesmo ano, publica o livro, “Los Sistemas de Escritura em el Desarrollo del Ninõ”, em coautoria com Ana Teberosky.
Em 1982 publicou com Margarida Gómez Palácio o livro, “Nuevas Perspectivas Sobre los Proceesos de Lectura y Escritura”, resultado das pesquisas feitas com mais de mil crianças.

Em suas pesquisas Emilia Ferreiro procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita, na criança. Os resultados indicam que ao se conhecer a maneira como a criança concebe o processo de escrita e as teorias pedagógicas e metodológicas, é possível apontar o caminho para que se desmistifiquem certos mitos vigentes em nossas escolas.
O termo construtivismo começou a ser divulgado no Brasil no início da década de 80. Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levaram à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem seu próprio conhecimento – dai a palavra construtivismo.
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp