11/07/2021 às 08h21min - Atualizada em 11/07/2021 às 08h21min

A BNCC e suas principais características

Fred Rangel

Fred Rangel

Educação em Foco

- Frederico Rangel
Para que tenhamos um processo de re(elaboração) dos currículos de forma articulada, e para que não existam inúmeros modelos do documento no País, foi criado um padrão de currículo através de um regime de colaboração. A ideia é que os Estados junto com seus Municípios padronizem um modelo, porém agregando as especificidades de cada cidade. O regime colaborativo acaba abrindo portas para que outros assuntos possam ser trabalhados de forma articulada, e não apenas na elaboração do currículo. Vale destacar que o impacto se dará, não apenas na re(elaboração) dos currículos, mas nos processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores, avaliações e no próprio Projeto Político Pedagógico.

COMPETÊNCIAS da BNCC

A BNCC define dez competências gerais que englobam os seguintes aspectos:

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo Repertório cultural Comunicação Argumentação Cultura digital Autogestão Autoconhecimento e autocuidado Empatia e cooperação Autonomia e responsabilidade

É importante ressaltar que na BNCC são contemplados elementos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos. Se aplicam a toda a área do conhecimento, independente do componente curricular. A ideia não é planejar uma aula específica sobre as competências contempladas na Base Comum Curricular, mas articular a sua aprendizagem à de outras habilidades relacionadas às áreas do conhecimento. A priorização do desenvolvimento de competências é muito mais moderno e efetivo do que olhar para o desenvolvimento de um conteúdo específico. Vale informar ainda que, a BNCC diz aonde se quer chegar com a educação, mas os responsáveis pelos caminhos para chegar até lá são os currículos. Na imagem abaixo, você compreenderá como a estrutura ficou organizada:
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp