Os profissionais da educação realizarão um protesto na tarde desta quinta-feira (16), em frente à sede da Prefeitura Municipal de Campos. Eles vão cobrar o uso da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A verba deveria ser utilizada para pagar um Auxílio Tecnológico aos profissionais desta categoria.
De início, a prefeitura iria conceder um auxílio tecnológico no valor de R$ 2 mil aos profissionais da rede municipal de educação, mas, segundo a integrante do Cacs Fundeb, Andressa Lopes, o prefeito Wladimir Garotinho fez uma reformulação no que seria o auxílio tecnológico. Ele seria utilizado somente para pagar aos profissionais da educação e passou a ser um Bônus Natalino Alimentação destinado a todos os profissionais da prefeitura de todos os setores.
- Nesse projeto de lei do bônus geral, ele especifica que a verba utilizada é da participação dos royalties. Então, fica bem evidente de que ainda existe a verba remanescente do Fundeb. E esse valor, se não for destinado a pagamento de pessoal, ele retorna para o Governo Federal e a cidade perde esse valor investido. Os profissionais da educação tem direito a esse valor, porque aumentaram a porcentagem de 60 para 70, para que seja investido somente em pagamento de pessoal como valorização do profissional da educação – disse Andressa.