23/11/2021 às 20h16min - Atualizada em 23/11/2021 às 20h16min

Campos: Mais de mil agendamentos para exames e cirurgias no 1º dia do Mutirão da Saúde

- Redação
O primeiro dia do Mutirão da Saúde, que tem por meta zerar a fila de espera por mais de 40 mil procedimentos, entre exames especializados e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi de grande movimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campos e no Núcleo de Controle e Avaliação. Lançado oficialmente no último dia 12, pelo prefeito Wladimir Garotinho, em solenidade no Teatro Municipal Trianon, o mutirão começou efetivamente na segunda-feira (22), com 1.078 agendamentos. A ação prossegue até o dia 31 janeiro de 2022. O mutirão é voltado para as pessoas que não conseguiram realizar exames ou cirurgias até o dia 31 de outubro deste ano.
 
A dona de casa Gleice Mara Valentim Silva, 47 anos, é uma dessas pessoas. Há 8 anos aguardando pela cirurgia bariátrica, Gleice não esconde a alegria de ter conseguido, por meio do mutirão, agendar o procedimento para o dia 10 de dezembro, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). “Na segunda-feira mesmo consultei com o médico que vai me operar e só está faltando fazer o exame de risco cirúrgico”, contou ela, que atualmente está pesando 107 quilos e necessita da cirurgia devido a um problema na coluna. “Só tenho a agradecer à atual gestão. Estou muito feliz”, disse.
 
Adriamárcia Pereira da Rocha, 46 anos, também está satisfeita com o atendimento recebido na UBS da Baleeira. Nesta terça-feira (23), ela saiu da unidade com o ultrassom abdominal total e a endoscopia agendados. “Estou há 6 meses esperando pelos exames e hoje já sei o dia, horário e local onde irei realizá-los. Me sinto aliviada e feliz”.
 
A diretora da Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) da Secretaria de Saúde, Bruna Araújo, explicou que, além de cirurgias eletivas, o mutirão está disponibilizando exames cardiológicos, de imagem e oftalmológicos. No caso das cirurgias, as maiores demandas são pela bariátrica, de vesícula, hérnia e ginecológica. A solicitação deve ser feita direto no Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 175.
 
Já para o agendamento de exames, a pessoa precisa se deslocar até a UBS mais próxima de sua residência. Os documentos exigidos são: encaminhamento médico, carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que já tiveram seus pedidos inseridos no sistema da Central de Regulação, mas ainda não conseguiram realizar os exames, devem voltar à UBS onde o pedido foi feito para uma nova inserção no sistema.
 
CONFIRA OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS NO MUTIRÃO:
***CIRURGIAS ELETIVAS
BARIÁTRICA
VESÍCULA
HÉRNIA
TÚNEL DO CARPO
CATARATA
PTERÍGIO
HISTERECTOMIA TOTAL E SUBTOTAL
HISTERECTOMIA C/ ANEXECTOMIA (UNI/BILATERAL)
OOFERECTOMIA/OOFOROPLASTIA
SALPINGECTOMIA UNI/BILATERAL
HISTEROSCOPIA CIRURGICA C/ RESSECTOSCOPIO
MIOMECTOMIA
LAQUEADURA TURBÁRIA
COLPOCLEISE (CIRURGIA DE LE FORT)
COLPOPERINEORRAFIA NÃO OBSTÉTRICA
COLPOPLASTIA ANTERIOR
TRATAMENTO CIRÚRGICO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA
 
***EXAMES OFTALMOLÓGICOS
BIOMETRIA ULTRASSÔNIA
CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO
CAPSULOTOMIA A YANG LASER
CORREÇÃO CIRÚRGICA DE ESTRABISMO
CURVA DIÁRIA DE PRESSÃO OCULAR CDPO
GONIOSCOPIA
MAPEAMENTO DE RETINA
POTENCIAL DE ACUIDADE VISUAL
RETINOGRAFIA COLORIDA
ULTRASSONOGRAFIA DE GLOBO OCULAR/ÓRBITA
 
***EXAMES DE IMAGENS
COLONOSCOPIA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
ULTRASSONOGRAFIA DE ABDÔMEN SUPERIOR
ULTRASSONOGRAFIA DE ABDÔMEN TOTAL
ULTRASSONOGRAFIA DE APARELHO URINÁRIO
ULTRASSONOGRAFIA DE TIREOIDE
ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA BILATERAL
ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL
 
***CARDIOLÓGICO
ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA
MAPA
HOLTER
TESTE DE ESFORÇO (ERGOMÉTRICO)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp