20/11/2021 às 12h11min - Atualizada em 20/11/2021 às 12h11min

Campos: Mais de 6,9 mil idosos foram atendidos na Policlínica da Terceira Idade este ano

- Redação
Quase sete mil atendimentos foram realizados na Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, de maio a outubro deste ano.  Os números correspondem aos atendimentos nas especialidades médicas, atendimentos socioassistenciais, cursos e oficinas, como aulas de hidroginástica, cursos de artesanato, aulas de violão e de canto. A Policlínica foi inaugurada no início de setembro, mas o espaço já vinha sendo preparado para receber os idosos, desde que houve a flexibilização das medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19 e o avanço da vacinação contra a doença, principalmente, porque este público foi o primeiro a se imunizar. A policlínica é administrada pela Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada às Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e Saúde.
 
Entre as especialidades oferecidas na Policlínica da Terceira Idade, estão Geriatria, Urologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Otorrino, Cardiologia,  Pneumologia, Angiologia, Ortopedia, Oftalmologia, além de Odontologia, Fisioterapia, Assistência social, Psicologia e Farmácia, que tem a unidade como polo de dispensação de medicamentos. As marcações são feitas através dos telefones (22) 98126-3889 e (22) 98175-0571.
 
O espaço também oferece aulas de canto coral, violão, hidroginástica e artesanato, onde cerca de 200 idosos estão inscritos. “Estamos abrindo novas turmas de hidroginástica, violão e uma novidade: o curso de enfeites de Natal que, além de resgatar a convivência em grupo e a troca de experiências entre pessoas dessa faixa etária, também, é uma forma de terapia ocupacional que ativa as funções mentais e as habilidades motoras dos idosos, além de proporcionar momentos produtivos de socialização”. Informações sobre inscrições aqui (colocar link da matéria das inscrições)
 
Nos meses de abril e maio, a equipe da subsecretaria retomou o contato, por telefone, com os 30 mil idosos cadastrados no Clube da Terceira Idade, para saber como estavam e se já haviam se vacinado. “Fizemos uma busca ativa para saber como estavam porque, quando a pandemia começou, em março de 2020, os idosos ficaram muito vulneráveis. Além de terem sido as primeiras vítimas, no início da pandemia, também, tiveram que se isolar para a própria proteção e muitos ficaram sem cuidar de outros problemas de saúde e sem acompanhamento médico”, disse a subsecretária Rosilani Tavares, lembrando da primeira preocupação quando assumiu a subsecretaria, criada este ano pelo prefeito Wladimir Garotinho.
 
Nos meses seguintes, veio a retomada gradativa dos atendimentos, a distribuição da Carteira do Idoso. “Desde o início, os agendamentos são feitos por telefone. A equipe ligava, perguntava sobre a vacinação e sobre as necessidades deles naquele momento e avaliava se estavam aptos a receber atendimento presencial. Desde o início, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e, para receber atendimento, é preciso apresentar o cartão de vacinação. A retomada pelo atendimento aconteceu de forma gradativa, seguindo os protocolos previstos em decretos municipais”.
 
Inicialmente, eram cerca de 200 atendimentos ao mês, número que vem crescendo gradativamente. “A partir da Policlínica e da ampliação de especialidades médicas, o número cresceu muito e, de julho a setembro, o número de atendimentos mensal varia de 1.200 a 1.600. Além de mais especialidades, a policlínica também proporciona um atendimento integrado, ou seja, eles encontram vários serviços no mesmo espaço, facilitando a mobilidade e acessibilidade. Queremos que, através deste atendimento integrado, eles se sintam acolhidos e fiquem à vontade neste espaço, criado para eles com muito carinho”, ressalta Rosilani.
 
Total de atendimentos: 
Maio -  178 
Junho - 811 
Julho – 1.254 
Agosto - 1.584 
Setembro – 1.452
Outubro – 1.634

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp