28/10/2021 às 10h13min - Atualizada em 28/10/2021 às 10h13min
Mestre em Biotecnologia vegetal da Uenf vai integrar grupo de pesquisas de genômica de plantas na Bélgica
Rafael Khenaifes Abud
O mestre de Biotecnologia vegetal da Uenf Fabrício Almeida, foi selecionado para integrar um dos maiores grupos de pesquisa do mundo na área de Biotecnologia na Universidade de Gent,na Bélgica. A seleção foi feita por análise de curricullum, competências e recomendações de seus professores. Fabrício passará quatro anos no grupo do cientista Yves Van de Peer, um dos mais conceituados pesquisadores do mundo na área de genômica de plantas.
Em sua pesquisa de doutorado, ele irá buscar entender como plantas poliplóides ( que possuem várias cópias de cromossomos) evoluem e quais diferenças genéticas estas tem em relação as plantas diplóides ( duas cópias de cromossomos) e como esse maior número de cópias ajuda as plantas a se adaptarem em ambientes diferentes.
“Toda pesquisa básica gera o conhecimento que serve de matéria-prima para pesquisas aplicadas. Essa pesquisa pode revelar mecanismos genéticos importantes para a adaptação a ambientes extremos, e esse conhecimento pode ser usado para desenvolver plantas que possam ser cultivadas em ambientes que, hoje em dia, elas não conseguem tolerar (por exemplo, desertos, montanhas, etc)”, explica Fabrício.