20/10/2021 às 15h17min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h17min

UFRJ irá retornar aulas presenciais a partir de novembro

Jornal Aurora - Redação
Foto: Divulgação
A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autorizou na terça-feira (19) o retorno presencial das atividades práticas e trabalhos de campo da graduação, pós-graduação e extensão em todos os campi da Universidade a partir de novembro de 2021. Algumas disciplinas práticas, como, por exemplo, as de Saúde e Química, já haviam retornado. A decisão, agora, estende-se a toda a Universidade e vale apenas para aulas práticas e trabalhos de campo, estando sujeita à reavaliação em caso de piora da situação da covid-19.

A liberação de aulas práticas e trabalhos de campo foi possível depois da análise da evolução do percentual de adultos vacinados nos municípios e do número de casos, com diminuição sustentada da incidência e das taxas de transmissão da covid-19 no Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Macaé.

Esse retorno deverá seguir o planejamento das unidades acadêmicas responsáveis pelos cursos e disciplinas, observadas as orientações contidas em coronavirus.ufrj.br/pos-pandemia.

O uso de máscara será obrigatório para todos os servidores técnico-administrativos, docentes, discentes e terceirizados envolvidos nas atividades práticas presenciais e trabalhos de campo. Preferencialmente, todos devem estar vacinados, além de manter o distanciamento interpessoal, o que implica evitar aglomerações de qualquer natureza, tanto nos locais de aula, quanto nos demais locais dos campi.

Os gestores de espaços administrativos e acadêmicos podem utilizar a plataforma Espaço Seguro UFRJ para calcular o número máximo de pessoas no mesmo ambiente de acordo com o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 m, utilizando sistemas de revezamento e turnos diferentes.

Professores, técnicos-administrativos, alunos e terceirizados envolvidos nas atividades práticas presenciais e trabalhos de campo que apresentarem sintomas de gripe ou resfriado deverão se afastar imediatamente das atividades presenciais, comunicar sua condição à Direção da unidade ou ao coordenador do curso e procurar o Centro de Triagem e Diagnóstico para covid-19 (CTD/UFRJ) para testagem e orientações por meio do e-mail covid19@reitoria.ufrj.br.

Retorno presencial das aulas teóricas
As aulas teóricas seguem remotas. O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) ainda decidirá as regras da volta aos campi. Entretanto, a previsão é que o retorno presencial das aulas teóricas aconteça no início do primeiro semestre de 2022, que deve começar no dia 22 de abril.



SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay
 
 
 
 
Fonte: Ascom UFRJ

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp