A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) assinou um termo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29), com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O documento firma o apoio da universidade no desenvolvimento de projetos do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), vinculada à Seinfra.
As negociações para a cooperação técnica foram finalizadas numa reunião entre o secretário Max Lemos, o reitor Raul Palacio (na foto, à esquerda) e o presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, Marcos Muffareg (na foto, à direita) .
- Esta parceria vai permitir que possamos desenvolver com mais velocidade os nossos projetos de infraestrutura e obras para o Estado do Rio de Janeiro. Creio que em breve teremos grandes novidades por meio do Instituto de Engenharia e Arquitetura - destacou Max Lemos.
- A universidade vai ajudar muito a Seinfra, apoiando os trabalhos de projetos, acompanhamento de obras e prestação de contas, com o seu corpo docente e os profissionais que atuam na universidade - completou Muffareg.
Para o reitor Raul Palacio, a parceria será uma forma de contrapartida para a sociedade.
- Esta ação nos deixa muito contentes por alguns motivos. Primeiro, porque a universidade vai fazer o que ela faz de melhor, que é atender a sociedade, já que são obras públicas que serão realizadas junto com o IEEA. Segundo, porque terá a participação tanto do professor quanto dos estudantes. Nesta cooperação entre as duas instituições quem se beneficia é a população - disse Palacio.
A Secretaria
Além do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, a Secretaria de Infraestrutura e Obras possui mais duas vinculadas: a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), que tem como presidente André Braga, e a Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), que tem Ângelo Monteiro Pinto como presidente.
Além de fazer projetos, a Seinfra atua na execução de obras estruturantes, como pontes, viadutos, estradas e obras especiais, entre elas, a do Museu de Imagem e do Som, em Copacabana, na Zona Sul carioca.
O Instituto de Engenharia e Arquitetura voltou a desempenhar o papel para o qual foi criado: fazer projetos, além de prestar cooperação técnica ao estado e aos municípios cedendo profissionais.
Já as atribuições de executar obras em prédios próprios estaduais - que abrangem desde a reforma de unidades de saúde até escolas e unidades penitenciárias - ficam a cargo da Emop.
A Cehab segue à frente das demandas relacionadas à habitação e habitabilidade, não só com a construção de casas populares, como também com a oferta de saneamento, drenagem e pavimentação.