05/05/2019 às 09h35min - Atualizada em 05/05/2019 às 09h35min

Dia D imuniza cerca de 9.600 pessoas no sábado (04) em Campos

36 mil pessoas já foram imunizadas, desde o início da campanha nacional,no último dia 10 de abril

Supcom Campos
Supcom
O Dia de D de vacinação contra a Gripe em Campos, imunizou cerca de 9.600 pessoas no sábado (04). O número, somado aos 19 mil já vacinados no município, desde o início da campanha nacional, no último dia 10 de abril, totalizam 36.000 pessoas imunizadas. A meta do município, de acordo com a Secretaria de Saúde, é imunizar mais de 110 mil pessoas até o final da campanha no dia 31 de maio.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, a gripe é uma doença imunoprevenível e todos devem se vacinar. "O Dia D foi excelente. Principalmente, os dois shoppings vacinaram muito, assim como o Centro de Saúde e o CRTCA2. A gripe é uma doença que, quando acomete principalmente as pessoas com comorbidade, pode se tornar grave, evoluindo para óbito algumas vezes", informa a infectologista.

A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, lembra que, para o Dia D, foram disponibilizadas 42 salas de vacinação e mais 13 postos volantes. “Precisamos imunizar nosso público alvo antes do inverno, quando a gripe é mais incidente e pode causar consequências graves. As pessoas precisam buscar a imunização. Nos salas de vacinação estão abertas até o dia 31 de maio, das 08h às 17h de segunda a sexta-feira”, explicou Roberta

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), precisam se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); grávidas em qualquer período gestacional; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Para a imunização, a recomendação é levar o cartão de vacinação, e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, trazer cartão de gestante.

A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos graves a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia grave a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses; e para quem estiver com febre.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp