15/09/2021 às 10h04min - Atualizada em 15/09/2021 às 10h04min

100 anos hoje: Histórias que atravessam gerações no Mercado Municipal

Luiz Carlos Crespo está há 60 anos no local. Antes, o avô dele trabalhava no mercado e, em seguida, foi seu pai

Jornal Aurora - Redação
Ascom
César Ferreira

Terceira geração trabalhando no Mercado Municipal de Campos, que comemora seu centenário nesta quarta-feira (15), Luiz Carlos Crespo está há 60 anos frequentando o local. Aos 15 anos, passou a ir para o mercado para ajudar os pais, porque o movimento era muito grande. Antes, o comércio era comandado pelo avô de Luiz; depois passou para o pai. Aos poucos, Luiz foi assumindo o comando. Segundo ele, nesta época, Campos vivia um momento financeiro muito positivo, com as usinas de cana-de-açúcar e a fábrica de tecidos em atividade.

- Eu vinha sempre com meu pai e minha mãe para ajudá-los. Dava muito movimento naquela época. Dia de domingo, então, era uma festa. No dia de semana, o mercado tinha mão e contramão. Se a pessoa preferisse voltar para ver um produto, tinha que contornar por fora para entrar de novo, de tão cheio que o mercado ficava – conta Luiz Carlos, lembrando que o prefeito nesta época era João Barcelos Martins. 

Desde que foi inaugurado, em 1921, o Mercado Municipal tinha a função de abastecer a população, além de ser um local de encontro. “O Mercado Municipal sempre teve tudo e anda tem. Aqui, a pessoa convive com os amigos, porque sempre aparece algum amigo de infância. O mercado municipal, para todos nós, é uma grande família e muito unida”, afirma o permissionário do mercado, que comercializa milho de pipoca.

 - Só tenho que agradecer a Deus por tudo que Ele fez. Adoro o mercado. Foi o início para mim. Aqui é muito maravilhoso e, no passado, era frequentado por médicos, empresários, usineiros, políticos.  Graças a Deus, continuo aqui e gosto muito daqui. O mercado é minha vida. Peço a Deus que possa continuar aqui por muitos anos. Aqui é meu berço. Só saio daqui no dia que Deus me chamar. Tudo na minha vida consegui, através do mercado – contou Luiz, acrescentando que, através do mercado, teve várias conquistas, entre elas, do estudo do filho. 

COMEMORAÇÃO - O Mercado Municipal, um dos principais patrimônios de Campos, vai comemorar 100 anos nesta quarta-feira (15) e, para comemorar a data, estão programadas atividades culturais e homenagens a quem conhece de perto essa história: permissionários que trabalham há décadas no local, inaugurado em 1921 como Mercado Novo. A solenidade será aberta às 9h, com apresentação da também centenária Banda Sociedade Lyra Conspiradora; descerramento de placa comemorativa e bolo simbólico. O Mercado Municipal também estará na programação virtual do 4º Festival Doces Palavras (FDP!). Veja aqui a programação



SIGA-NOS NO INSTAGRAM >>> @redeauroraplay

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp