19/08/2021 às 13h22min - Atualizada em 19/08/2021 às 13h22min

Prefeitura e IFF Campus Centro voltam a se reunir por parceria em qualificação

Participaram representantes do IFF e das secretarias de Petróleo, Energia e Inovação; Desenvolvimento Econômico e Turismo e Subsecretaria de Qualificação e Emprego

Jornal Aurora - Redação
Ascom
Divulgação/ SEDECT
O secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, e a subsecretária de Qualificação e Emprego, Joyce Lessa, se reuniram nesta quarta-feira (18) com o diretor geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos Campus Centro, Carlos Alberto Henriques, e o diretor de Extensão, Alex Cabral, para dar continuidade à parceria firmada no final de julho, através da assinatura do termo de cooperação técnica. Entre os temas abordados estavam parcerias nas áreas de qualificação; levantamento de demandas e cursos de capacitação, com a oferta da instituição de ensino. 
 
Segundo o secretário Marcelo Neves, será feito um levantamento de estatística na área de empregabilidade que vai permitir ao município conhecer a atual realidade de Campos e região para que o IFF desenvolver projetos de qualificação nestas áreas. Também foram abordadas propostas de cursos para projetos de inovação. Para o secretário, a reunião foi muito proveitosa e considerada o ponto de partida para muitas definições que vão impactar a vida de trabalhadores.
 
- Todas essas ações vão nos permitir desenvolver políticas públicas voltadas para o resultado encontrado. Sabemos que Campos possui vocações em áreas como a off-shore, por exemplo, mas também vivemos um novo momento com a tecnologia, entre outras áreas. Esse trabalho vai nos mostrar o real cenário que temos atualmente e o caminho que poderemos seguir para termos mão-de-obra qualificada para atender ás demandas de mercado -, explica Marcelo.
 
A subsecretária de Qualificação e Emprego ressaltou que, durante a reunião, foi possível alinhar possíveis parcerias para cursos de qualificação para público de Campos, dentro da oferta oferecida pelo IFF.  Ela ressaltou a importância da capacitação técnica e da necessidade de preparar os candidatos a se apresentarem adequadamente quando buscam uma vaga no mercado de trabalho. “Além da qualificação técnica, também tem a comportamental, que hoje é um dos fatores que mais fazem as pessoas perderem oportunidades e até mesmo serem demitidas”, disse Joyce, ressaltando a importância do posicionamento correto tanto para entrar como para se manter no mercado de trabalho.
 
Ela destacou, ainda, que o incentivo ao empreendedorismo, também, esteve em pauta. “Nossa ideia é criar projetos que conscientizem, incentivem e qualifiquem para que as pessoas se tornem mais independentes e empoderadas. Muitas pessoas têm competências e habilidades que podem ser lapidadas, porém, se prendem à ideia do emprego formal”, explica a subsecretária, lembrando que o município vem tentando se recuperar de uma crise que atinge todo o país e que foi agravada pela pandemia da Covid-19 e o empreendedorismo tem sido uma importante alternativa para recuperação da economia, aliado a outros fatores de fomento à economia que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem buscando.
 
O diretor do IFF, Carlos Alberto Henriques, também, destacou que, além do conhecimento técnico, é necessário o comportamental e humanista, principalmente, nos dias atuais em que a tecnologia evolui de forma muito rápida. “Hoje, nosso compromisso é formar cidadãos não só para o mercado de trabalho, mas para o mundo do trabalho, onde possa ser mais flexível, versátil e autônomo. Essas são características indispensáveis no mundo atual. Se as pessoas não estiverem preparadas para essas mudanças, isso atrapalha todo seu processo de conhecimento e sua trajetória de vida pessoal e profissional”.
 
- Através dessa parceria, vamos poder contribuir para nossa sociedade. Trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão. Ensino com nossos alunos e pesquisa e extensão na região. A partir da demanda que a prefeitura vai nos apresentar, vamos encaminhar para professores e coordenadores para que projetos de extensão possam ser desenvolvidos e, assim, vamos contribuir para nossa sociedade, o que acreditamos que vá trazer muitos resultados positivos tanto para a sociedade, como para a prefeitura e a nossa instituição – reforça Henriques.
 
Também participaram da reunião o diretor de Inovação, Niander Cerqueira; o diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Victor Lebron e a coordenadora de Qualificação, Maria Fernanda Viana.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp