10/08/2021 às 17h31min - Atualizada em 10/08/2021 às 17h31min

Campos: Saúde com agendamento aberto em agosto para exames de mamografia e preventivo

Estão sendo ofertadas 1.312 vagas para a mamografia e 1.200 para o preventivo. Em relação à mamografia, atualmente há uma fila de espera de 2.284 pedidos de exames

Jornal Aurora - Redação
Ascom
César Ferreira
A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), segue com os agendamentos abertos para exames de mamografia e Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo. Para esse mês de agosto, a oferta é de 1.312 vagas para a mamografia e 1.200 para o preventivo.
 
A diretora da DACA, Bruna Araújo, explicou que as mulheres podem ter acesso à mamografia de rastreamento sem precisar passar por uma consulta médica, podendo solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
 
Ela disse que, ao agendar o Papanicolau por meio do endereço eletrônico (AQUI) disponibilizado no site da Prefeitura, a interessada escolhe a melhor data para o exame e a unidade onde o mesmo será feito. "No dia do preventivo, a pessoa deve solicitar o agendamento da mamografia à equipe de enfermagem da UBS", disse Bruna, ressaltando que, quando a mulher agenda o preventivo, seja por meio do link ou da própria UBS, ela receberá um SMS ou mensagem pelo WhatsApp informando a data, local e horário do exame.
 
A dona de casa Rita de Cássia Gonçalves, 48 anos, conseguiu realizar o preventivo na UBS da Baleeira, após o agendamento pelo site da Prefeitura. "Não tive nenhum problema quando fui agendar. Gostei porque tem várias opções de data e é a gente quem escolhe o melhor dia", afirmou ela, que saiu da UBS com o pedido de mamografia agendado.
 
Bruna pede à pessoa que fez o agendamento que não falte ao exame. "Se ao receber a mensagem, ela tiver certeza de que não conseguirá fazer o exame na data marcada, pedimos que cancele o agendamento e marque para outro dia".
 
Em relação à mamografia, a diretora do DACA disse que atualmente há uma fila de espera de 2.284 pedidos de exames. Isso porque, segundo Bruna, a fila é atualizada diariamente com novas inserções de pedido de exame através das UBSs.
 
"Os pedidos são agendados a partir do dia 20 de cada mês. No decorrer do mês, a Central de Regulação vai liberando os agendamentos e, ao identificar ausência dentro das agendas, são abertas vagas extras para dar oportunidade para quem ainda não realizou o exame", afirmou ela, destacando que tanto o preventivo quanto a mamografia são exames obrigatórios e necessários, já que detectam precocemente o câncer do colo do útero e da mama, respectivamente. Bruna disse que o preventivo é recomendado pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 25 a 64 anos de idade.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp