21/06/2021 às 11h34min - Atualizada em 21/06/2021 às 11h34min

Workshop Saber Saúde Campos: metodologias diferenciadas no ensino híbrido hoje

Mais um encontro do 1º Workshop Saber Saúde acontece nesta segunda-feira (21), às 14h, e contará com participação da doutora em Ensino de Ciências, Renata Lacerda Caldas. Ela contribuirá com a abordagem sobre Ensino híbrido e remoto: metodologias diferenciadas em tempos de pandemia. O evento é promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), com transmissão pelo Google Meet. De acordo com o secretário, Marcelo Feres, a capacitação recebeu a fonoaudióloga e professora Patrícia Caixão na última segunda-feira (14), que falou sobre O Tabagismo e suas implicações na saúde vocal.
 
A palestrante Viviane Barreto, educadora nutricional e nutricionista, abordou o tema Comendo as Emoções no dia 7 de junho. No dia 31 de maio, o pedagogo João Paulo de Oliveira e a professora Thaís Larissa abordaram o tema O Programa Saber Saúde e suas interfaces na prevenção do Tabagismo.
 
“O Programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas, implantado no Brasil desde 1998, é gerenciado pelo INCA, em articulação com a Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e é executado pelo PSE desde o ano de 2019. O programa forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas”, explicou o secretário.
 
Segundo a coordenadora do PSE, nutricionista Catia Mello, a capacitação vai oferecer certificado ao final dos encontros. “Estamos trabalhando temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção, fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas, o câncer, dentre outros assuntos”, acrescentou Catia.
 
O workshop recebeu inscritos dos Estados do Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco, além de acadêmicos e servidores de universidades, bem como gestores da Seduct, Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e professores da rede municipal de ensino.
 
WEBINÁRIO
 
O tema tabagismo também foi trabalhado pela Seduct no dia 02 de junho, quando o PSE realizou o Webinário em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Aberto pelo subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbell Kury, o seminário virtual contou com a participação das palestrantes, Ana Carolina Tavares Vieira, enfermeira apoiadora técnica da Superintendência de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde-RJ. Ela falou sobre Estratégia de Prevenção ao Tabagismo no contexto do Programa Saúde na Escola.
 
“O novo normal demanda criatividade no enfrentamento dos velhos problemas de saúde. A discussão sobre o tabagismo no campo do PSE traz potencialidades de impacto não somente para os alunos, mas também, para toda comunidade familiar e territorial onde esses educandos estão inseridos. Discutir sobre o tabagismo no ambiente escolar evita que os alunos se tornem fumantes, assim como os torna um agente de transformação de hábitos de outros integrantes familiares”, disse Ana.
 
Outra convidada foi Marcela Roiz, analista pedagógico do Instituto Nacional de Câncer (INCA/Ministério da Saúde), gestora do Programa Saber Saúde (INCA); técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ela discursou sobre as Ações do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo. “Eventos como esse webinário em celebração pelo Dia Mundial sem Tabaco, promovido pelo Programa Saúde na Escola, são mais do que necessários e oportunos. Parar de fumar não é fácil, mas é possível. Procure uma unidade de saúde do SUS e inicie o seu tratamento o quanto antes. Parar de fumar sempre vale a pena!”, alertou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp