Está chegando a Páscoa e, junto com ela, aquela variedade imensa de tipos de chocolates e derivados que são oferecidos e consumidos em grande quantidade pelas pessoas.
Do "ao Leite" ao Crocante, do Branco ao Chocolate Rosa - que está na última moda -, sem contar os trufados, os brigadeiros e outras delícias para comer até de colher. E o que não dizer dos ovos, os "queridinhos" dessa época do ano?
- Ah, mas chocolate faz mal, engorda e "dá espinhas"!
Sem dúvida. Como tudo em excesso, o chocolate também pode ser prejudicial à saúde, inclusive alterando índices de glicemia.
A boa notícia é que, ao contrário do que dizia a música do "Roberto" nem tudo é "ilegal, imoral ou engorda". E no caso do chocolate, um dos tipos é um verdadeiro aliado da saúde, especialmente da sua pele.
É o caso do chocolate amargo que, quando consumido em quantidade moderada - de até 30gr diárias - pode fazer muito bem, obrigado.
Um estudo da Universidade de Laval, em Quebec, Canadá, observou que o consumo do chocolate amargo ajuda a pele humana a suportar altas doses de radiação solar. Isso porque os polifenóis do cacau possuem uma capacidade de "limpar" os radicais livres e de proteger a pele de processos inflamatórios como os causados pela exposição à luz solar em excesso.
E tem mais! A ação antioxidante dos flavonóides existentes no chocolate amargo pode auxiliar também outras áreas do organismo, inclusive aumentando a proteção contra problemas cardiovasculares, ajudando na diminuição do risco de alguns tipos de câncer e retardando o envelhecimento da pele.
Portanto, você que é um chocólatra assumido não precisa mais sofrer. Consuma seu chocolate com tranquilidade, sempre lembrando que a moderação na ingestão de qualquer tipo de alimento é a "alma do negócio" quando o assunto é saúde.
E lembre-se. Mesmo consumindo alimentos que protejam sua pele de alguma maneira, é fundamental usar protetores solares e manter os cuidados constantes para evitar a exposição solar desnecessária.
Bom chocolate pra você!