Os maiores de 15 anos interessados em concluir o Ensino Fundamental e construir um novo futuro profissional podem realizar até o próximo dia 13, a pré-matrícula da rede municipal de ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são ofertadas em 26 escolas, em três turnos distintos. Na modalidade, o cadastro pode ser realizado presencialmente nas unidades escolares disponibilizadas ou on-line no Portal da Prefeitura (AQUI).
Para o ato da pré-matrícula, é necessário que o postulante, apresente os documentos comprovando os seguintes dados: RG, CPF, do candidato e do responsável; Certidão de Nascimento/Casamento, histórico escolar; comprovante de residência; nº de telefone; rede de ensino de origem; informação a respeito de necessidade educativa especial, se houver; endereço do local de trabalho do candidato ou do responsável; se o candidato possui irmão matriculado na rede municipal e três opções de unidades escolares, que ofereçam a EJA.
"Acreditamos que o contato com a modalidade motiva o candidato a concluir o Ensino Fundamental. Por isso, facilitamos a realização da matrícula e pré-matrícula na unidade, para que esse aluno venha a ingressar na educação básica e esteja mais próximo das possibilidades de participar de cursos profissionalizantes e de inserção no mercado de trabalho", destacou a coordenadora da EJA, Amanda Passalini.
Em julho deste ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), ofereceu 45 vagas para cursos profissionalizantes, nas áreas de: operação de computadores e balconista de farmácia.
Além da EJA, a pré-matrícula segue aberta para Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) regular. Nessas opções, o cadastramento precisa ser feito, necessariamente, pela internet (AQUI). As regras e os critérios estão publicadas no Diário Oficial. Veja AQUI