Nesta terça-feira (02) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E para celebrar a data, apresentações de dança, bandas, oficinas, palestra e ações recreativas serão realizadas de 8h às 12h, na Cidade da Criança, em Campos. O evento foi organizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através do setor de Assistência Multiprofissional.
O grupo de dança do Projeto Paraesporte abrirá a programação. O evento tem apoio da Apoe, Apape, Codemca, Apae, AMA, Instituto São José Operário, secretarias e superintendências municipais.
Conscientização - A data foi definida em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, por meio de um tipo característico de comprometimento do funcionamento regular nas principais áreas de interação: a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação. A deficiência atinge particularmente mais indivíduos do sexo masculino. O diagnóstico é essencialmente clínico e o grau de comprometimento e de intensidade variável.
Especialistas recomendam a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares. A rede municipal hoje conta com vários alunos com o transtorno. Muitos professores passaram por capacitações para melhor lidar com as especificidades dos alunos. Os estudantes também contam com mediadoras e agentes de Apoio à Educação Especial.