Proprietários de veículos poderão emitir a guia do IPVA 2025 do Rio de Janeiro a partir de 8 de janeiro. Desta vez, será necessário acessar um site criado pela Secretaria Estadual de Fazenda (AQUI) para gerar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) do imposto.
Na plataforma, o contribuinte acessará o serviço “Emissão DARJ IPVA” e informará o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O documento poderá ser quitado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, nos bancos que são parceiros da Fazenda Estadual. São eles: Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB.
De acordo com a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, o valor médio será o mesmo deste ano.
Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) dos valores de mercado dos veículos, usados para o cálculo do imposto, houve uma redução média de 0,48% na comparação entre 2024 e 2025. Considerando as categorias automóveis e camionetas e utilitários, as quedas foram de 1,84% e 3,39%, respectivamente.
Os vencimentos do IPVA 2025 começam em 21 de janeiro. O imposto poderá ser pago em cota única, com 3% de desconto, ou em três parcelas.