09/12/2023 às 10h45min - Atualizada em 09/12/2023 às 10h45min

Mutirão de testagem e distribuição de preservativos pelo “Dezembro Vermelho” em Campos

Também nesta sexta-feira, no CDIP, aconteceu uma visita técnica com médico, enfermeiros e farmacêuticos do programa Aids Avançada

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), promoveu um mutirão de testagem rápida para HIV. A ação aconteceu nesta sexta-feira (8), na sede do CDIP, e faz parte da programação pelo “Dezembro Vermelho”, campanha de luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): sífilis; hepatites B e C, entre outras doenças relacionadas e no combate ao HIV/Aids. No mesmo dia, também no CDIP, aconteceu uma visita técnica com médico, enfermeiros e farmacêuticos do programa Aids Avançada.

Nesta quinta, também houve abordagens na Rodoviária Roberto Silveira, Mercado Municipal e na Praça da República, com distribuição de preservativos e incentivo à realização de teste rápido.

O coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que durante todo o ano é feito esse trabalho de conscientização, combate e prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tendo como ponto alto o mês de dezembro, onde a oferta de testagem é ampliada, garantindo o serviço a todos os munícipes.

“Realizamos testagem o ano todo aqui no programa, com vaga limitada. Há oferta também nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Consulta Fácil, no site da Prefeitura”. Lembrando que, tanto no CDIP quanto nas UBS, a testagem é por demanda espontânea, essa última a depender da unidade. No caso de gestantes, o teste é feito obrigatoriamente na primeira consulta. A medida vale também para histórico de exposição de risco/violência sexual.

Rodrigo ressalta a importância da testagem como forma de prevenção e alerta que muitas pessoas vivem com a infecção e não sabem do diagnóstico. “Esse mutirão é para melhorar o acesso ao teste, garantindo o serviço aos munícipes”.

Além das testagens, o CDIP oferece uma ampla gama de serviços relacionados a doenças infecto-parasitárias, como tratamento de sífilis, hepatites e acompanhamento de casos de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e de crianças expostas ao HIV. O programa também realiza palestras educativas, testagens itinerantes, capacitações para aprimoramento profissional, distribuição de preservativos (masculino e feminino), além de oferecer apoio a casos de acidente biológico e ofertar o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) – ambos os métodos reduzem o risco de adquirir o HIV, a partir do uso de medicamentos que impedem que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

No caso de usuários com diagnóstico de HIV, o Centro, que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, ginecologista, urologista, nutricionista psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, dermatologista, entre outros profissionais, oferece acompanhamento ambulatorial com consultas, exames específicos e dispensa mensal de medicamentos, através do programa DST/Aids e Hepatites Virais. No local também é realizado a Prova Tuberculínica (PPD) ou Reação de Mantoux (exame amplamente utilizado no auxílio do diagnóstico da tuberculose) e recentemente o espaço foi contemplado para implementar o Aids avançada, do Ministério da Saúde, sendo Campos um dos sete municípios do estado do Rio de Janeiro selecionado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp