17/09/2023 às 20h22min - Atualizada em 17/09/2023 às 20h22min

Cirurgia de “língua presa” está disponível gratuitamente para bebês em Campos

Entre janeiro e junho deste ano, mais de 350 recém-nascidos foram beneficiados pelo procedimento, que é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com um mês de vida, a pequena Analiz está entre os bebês de Campos que neste ano fizeram a cirurgia para liberação do frênulo lingual (frenotomia), realizada em crianças que nascem com a chamada “língua presa” (Anquiloglossia). Entre os meses de janeiro e junho deste ano, 353 recém-nascidos foram beneficiados pelo procedimento, que é oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia. Já em 2022 foram realizadas 448 intervenções cirúrgicas de janeiro a dezembro.

Moradora da Penha, Maria Eduarda Oliveira de Souza Benedito, 21 anos, mãe de Analiz, disse que ficou sabendo que a filha precisaria fazer a cirurgia no hospital onde ela nasceu, por meio do teste da linguinha, que se tornou obrigatório através da Lei Federal nº 13.002 de junho de 2014. O teste deve ser feito, preferencialmente, no primeiro mês de vida do bebê, mas pode ser realizado até os 6 meses.

Ana Valentyna, de 2 meses, também passou pela intervenção cirúrgica no Centro de Saúde, prédio anexo ao da secretaria. A mãe Kissila Santos Silva, 36 anos, residente no Novo Jóquei, contou que o procedimento iria ser feito no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), antiga Apic, mas devido às obras de reestruturação e ampliação do prédio, a bebê foi encaminhada para o Centro de Saúde. “A equipe que nos atendeu na Apic e agora aqui na secretaria é bem atenciosa. Explica tudo direitinho para a gente”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, a equipe que faz a intervenção cirúrgica no Centro de Saúde é composta agora por cinco dentistas. “Por causa das obras no CRTCA 2, os profissionais de lá passaram a atender aqui na secretaria”, afirmou ele, ressaltando que, além das maternidades, o teste da linguinha pode ser feito no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1), que funciona na Cidade da Criança. A unidade é referência no município para a realização também do teste do pezinho e da orelhinha.

A frenotomia é indicada para as crianças que têm diagnóstico de encurtamento do freio lingual, podendo as mesmas apresentar dificuldade para se alimentar corretamente no peito, atrapalhando a sucção durante a amamentação. Em outras fases da vida pode haver interferência na forma de comer ou falar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp