21/06/2023 às 09h17min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h01min

SUGESTÃO: Plataforma de games lança curso gratuito para desenvolvedores em meio ao crescimento do setor de jogos na América Latina

De acordo com a Pesquisa da Indústria de Jogos Brasileira de 2022, o número de estúdios de desenvolvimento de games aumentou 169% desde 2018.

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Almeida

São Paulo, 18 de maio - Um número crescente de latino-americanos têm considerado iniciar uma  carreira no potencial setor de games do continente. À medida que a indústria cresce, empresas do ramo como a Yandex Games abrem mais possibilidades para talentos, e, para isso, decidiram lançar um curso gratuito para formar futuros desenvolvedores de jogos.

 

"A possibilidade de se obter êxito na carreira em desenvolvimento de jogos na América Latina é tão grande que aproveitamos a oportunidade para ajudar a fornecer mais treinamento para os futuros desenvolvedores, mesmo aqueles que não têm experiência prévia nesta área", explica Harisson K. Santos, executivo da Yandex Games na América Latina.

 

Vale destacar que o continente está rapidamente se estabelecendo como um gigante dos jogos, tendo o terceiro maior número de jogadores do mundo - chegando a mais de 325 milhões até 2024 (um aumento de 20% em menos de 5 anos). E mais: de acordo com a Newzoo, trata-se da terceira maior região do mundo em termos de receita da indústria de videogames, atrás apenas da Ásia-Pacífico e da América do Norte. Espera-se que a região gere US $6,2 bilhões em receita da indústria de videogame nos próximos anos.

 

De acordo com o Statista, México e Brasil lideram o mercado latino-americano com as primeiras e segundas maiores receitas na indústria de games, respectivamente. O México gerou uma receita de US $2,3 bilhões em 2021, com expectativa de atingir US $3,4 bilhões em 2025, enquanto o Brasil gerou uma receita de US $1,4 bilhão em 2021, com expectativa de atingir US $2,1 bilhões em 2025.

 

"A região está se destacando como um importante centro criativo para a indústria de videogames, graças à inovação e imaginação de seus empreendedores locais. No entanto, até agora, grandes países como o México, por exemplo, não impulsionaram sua produção de videogames no mesmo ritmo acelerado do consumo", continua Harisson. "Portanto, esta é uma ótima oportunidade para o continente continuar formando profissionais para a indústria. E é nisso que esperamos que nosso curso possa ajudar, tanto desenvolvendo futuros talentos quanto destacando a necessidade e a importância desses profissionais devido ao aumento da demanda por esses especialistas."

 

A empresa espera que, ao lançar um curso gratuito usando a engine de jogos Unity, possa mostrar como até mesmo desenvolvedores de jogos iniciantes podem aprender a criar jogos e monetizá-los. "Queremos derrubar as barreiras de entrada nesse mercado. Com a Unity, você não precisa conhecer linguagens de programação complicadas ou ter formação em disciplinas de alta tecnologia. Você só precisa de sua imaginação, criatividade e um pouco de trabalho duro", explica Harisson.

 

Os participantes do curso terão a  experiência prática de desenvolvimento de um jogo do zero: desde a compreensão dos conceitos básicos da engine até a criação de um jogo completo e o envio para a plataforma Yandex Gaming. O currículo consiste em uma série de tutoriais em vídeo e materiais adicionais, e o curso completo levará em média de 10 a 12 horas para ser concluído. As lições são ministradas por um especialista com anos de experiência no desenvolvimento de jogos e no ensino da Unity, cujos alunos já lançaram mais de 100 jogos.

 

"Longe de ser um sonho impossível, a indústria de jogos oferece um número crescente de oportunidades para quem está disposto a demonstrar sua criatividade, trabalho árduo e dedicação", conclui Harisson. "Desde o design de som à experiência do usuário (UX), realidade virtual (VR), inteligência artificial (AI), jogos para dispositivos móveis e outras indústrias, todas tão interconectadas. Esperamos que este curso ofereça tanto um trampolim para aspirantes a desenvolvedores quanto uma oportunidade de mostrar aos latino-americanos como essa indústria em crescimento não é tão inacessível como eles pensam."

 

Sobre a Yandex Games

A Yandex Games é uma plataforma global e gratuita de jogos que oferece uma seleção diversificada de jogos em mais de 70 idiomas. Fundada em 2018, a plataforma possui mais de 17.000 jogos em vários gêneros, incluindo ação, quebra-cabeças e corridas. Yandex Games visa atender ao jogador casual que procura diversão e relaxamento, com jogos que não exigem instalação e podem ser jogados em navegadores e dispositivos móveis. Os usuários passam em média 40 minutos na plataforma todos os dias e mais de 24 milhões de usuários em todo o mundo jogam jogos na plataforma todos os meses. Yandex Games oferece oportunidades de monetização de jogos e renda para desenvolvedores por meio de publicidade e compras no aplicativo. Os desenvolvedores também podem portar jogos HTML5 de seu portfólio, reduzindo a necessidade de criar um novo jogo do zero. Recentemente, a Yandex Games anunciou sua chegada na América Latina e está trabalhando ativamente na região. É o destino perfeito para o jogador casual que procura aproveitar cada momento livre com diversão e entretenimento em seus próprios termos, independentemente de onde, quando ou como escolhem passar seu tempo. Os usuários podem ingressar na plataforma e jogar agora! Saiba mais em Yandex Games.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp