A hidratação é uma das etapas mais importantes do skincare facial e corporal, uma vez que é essencial para manter a função protetora e o conforto da pele. No entanto, cada região possui necessidades específicas, e a escolha de produtos adequados é fundamental para garantir a saúde da barreira cutânea.
“A pele saudável cumpre importantes funções para o corpo, desde a defesa contra micro-organismos até a síntese de vitamina D. Além disso, a desidratação deixa a pele com um aspecto branco e fosco, podendo chegar a descamação e outros desconfortos, como a coceira”, explica Andrea Bauer Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.
Antes de escolher o produto ideal, é preciso conhecer o tipo de pele do rosto e do corpo. A face tem mais glândulas sebáceas, que podem ser obstruídas com o uso de produtos inadequados, favorecendo o aparecimento de acne. Portanto, o hidratante corporal nem sempre é indicado para o rosto e vice-versa.
“No rosto, em geral, as pessoas preferem produtos com toque limpo, que não deixam um aspecto residual desagradável. Já no corpo, o aspecto cosmético é menos rigoroso, pois normalmente o principal critério é a boa espalhabilidade”, acrescenta a dermatologista.
Depois de mapear se a pele é seca, oleosa, mista ou normal, é necessário identificar se a pessoa sofre com alguma doença de pele, como rosácea ou dermatite, e/ou tem necessidades específicas. Pessoas que passaram por tratamentos a laser na face, por exemplo, podem precisar de produtos para peles sensibilizadas, enquanto indivíduos com diabetes ou hipotiroidismo, que tendem a ter a pele mais ressecada, requerem hidratantes mais potentes.
Essas informações permitem a escolha mais assertiva do produto para o rosto ou corpo. Quem tem a pele oleosa com tendência à acne, deve optar por produtos livres de óleo, com texturas mais leves e ativos para controle da produção do sebo, como o ácido salicílico e a niacinamida. Já pessoas com a pele seca podem preferir ingredientes mais hidratantes, como ácido hialurônico, óleo de amêndoas e vitamina E.
Áreas extrassecas
Algumas regiões do corpo, como calcanhares e cotovelos, tendem a ficar extrassecas devido ao atrito com roupas e superfícies, necessitando de cuidados especiais para garantir a saúde da barreira cutânea. “Essas áreas desidratam mais fácil e tendem a ser mais grossas por um mecanismo de defesa da pele contra o meio externo”, afirma a dermatologista de Profuse.
Além do uso de hidratantes específicos para peles extrassecas, é essencial evitar banhos quentes e demorados – e fugir, ainda, do uso excessivo de esfoliantes e buchas. A dica é aplicar o produto hidratante logo após o banho, dado que os poros estão mais abertos, melhorando a absorção dos ativos, e, no caso dos pés, colocar meias para garantir que o produto irá agir por mais tempo na pele.
Tipos de hidratantes
Vale lembrar que o mercado conta com hidratantes desenvolvidos para diferentes tipos de pele e regiões do corpo. Os produtos combinam moléculas com propriedades diferentes para obter a melhor combinação para as características de cada um deles.
As fórmulas costumam contar com ativos umectantes (que absorvem e retém a água na superfície da pele, com ação hidratante imediata, como a glicerina), emolientes (que preenchem as “fendas” da pele desidratada, proporcionando mais maciez e flexibilidade, por exemplo, as ceramidas) e oclusivos (formam um filme protetor na pele, impedindo a perda de água por evaporação, tal como o ácido hialurônico de alto peso molecular).
Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios, conta com opções de hidratantes específicos para rosto, corpo e áreas extrassecas. Confira: