15/06/2023 às 15h26min - Atualizada em 19/06/2023 às 00h04min

Fim da polêmica: sopa é refeição e pode ser bastante nutritiva

É necessário preparar com carboidratos, proteínas e vegetais

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Cabral
Care Club Porto Alegre

Basta a temperatura cair que tem início a polêmica: afinal de contas, sopa é jantar? Para a nutricionista da Care Club Porto Alegre, Denise Entrudo, é sim. “Brincadeiras à parte, a sopa pode ser bem nutritiva e uma refeição completa. É necessário preparar com carboidratos, proteínas e vegetais”, destaca.

Normalmente, Denise acrescenta, as sopas são refeições nutritivas e com baixo aporte de gordura. Justamente por isso, são indicadas quando alguém está doente. "Conseguimos incluir diversos vegetais e isso proporciona uma quantidade maior de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o que auxilia na defesa do nosso organismo. Além disso, é uma refeição nutritiva e leve”, explica Denise.


Em relação aos carboidratos, podem ser usadas raízes como aipim, batata doce ou inglesa ou até uma massa. Já para a cota de proteína, as indicações são de frango desfiado, carnes ou até mesmo usar ovo para complementar a proteína da refeição. "Os legumes mais comuns do período do inverno são: Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha. Todos esses podemos incluir nas preparações de sopas e cremes”, afirma.

Outro ponto que costuma gerar controvérsias diz respeito à saciedade. Muitas pessoas afirmam que acabam comendo muito mais quando a refeição é sopa ou creme de legumes porque demoram mais para se sentirem satisfeitos. “Quando é feita com carboidratos e ingerindo a porção correta para seu objetivo, ela traz saciedade. Outra opção é aumentar a quantidade de fibras e, para isso, uma ótima solução é usar mix de sementes na hora de servir”, lembra.

Denise indica uma receita de sopa de moranga com gengibre para ajudar a se aquecer nos dias de baixas temperaturas. Confira a receita. Ingredientes: 500g de abóbora/moranga cabotiá cortada em cubos; 1 cebola picadinha; 2 dentes de alho; 1 L de caldo de legumes caseiro (se preferir, pode usar apenas água); 1 moeda de raíz de gengibre; 1 pitada de noz moscada ralada; 1 colher de chá de cúrcuma em pó; 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem; 2 colheres de sopa de leite de coco e sal e pimenta do reino a gosto. Preparo: refogue o alho e cebola com o azeite de oliva. Junte a abóbora e refogue por uns minutos. Acrescente o caldo (ou água quente) até cobrir a abóbora. Junte o gengibre, sal, noz moscada e a pimenta. Deixe cozinhar a moranga até ficar desmanchando. Tempere. Bata no liquidificador para triturar. Retorne a panela, acrescente o leite de coco e mexa. Sirva com salsa por cima e sementes.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90