15/06/2023 às 19h25min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h04min

Dia do Cinema Brasileiro: não deixe a dor na coluna ser a protagonista da sua história

Confira algumas dicas para ter um roteiro com final feliz

SALA DA NOTÍCIA TKS Comunicação
Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida para celebrar aquele dia que teria sido realizada as primeiras imagens a partir da tecnologia cinematográfica no Brasil no ano de 1898. De lá pra cá, o cenário cinematográfico ganhou muito destaque em todo o mundo, inclusive, com grande prestígio no Festival de Cannes, o evento de cinema que acontece anualmente na cidade francesa de Cannes.

Aproveitando o gancho de grandes roteiros e torcer sempre para um final feliz, o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista em tratamentos de doenças da coluna traz algumas dicas do dia a dia para que as dores na coluna não sejam protagonistas da sua história. 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), dados inéditos de levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 27 milhões de adultos no país são acometidos por doença crônica na coluna, dados estes que correspondem a 18,5% da população. Problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens.

Destaque nas telas de cinema, a atriz Priscila Fantin foi vítima de uma grave inflamação na coluna em 2017, que a deixou 45 dias de cama e foi obrigada a pausar compromissos profissionais. “Fui definhando, uma dor que eu nunca tinha sentido na vida. Me fez dar uma paralisada” revela a atriz que já fez muitos filmes brasileiros.

Atividades do dia a dia: 

“É muito comum queixas no consultório de pessoas com lombalgia e cervicalgia, ou seja, dor nas costas e no pescoço, relacionados a atividades domésticas devido aos movimentos repetitivos. Por exemplo, o ato de lavar louça faz com que a pessoa fique com o pescoço inclinado para frente, você desloca o seu eixo de equilíbrio forçando e pressionando os elementos anteriores da coluna. Uma dica é, ao invés de ficar inclinada, apoiar um dos pés em um “banquinho” do tamanho de um tijolo, para ficar lateralizada e intercalar de tempos em tempos entre um lado e outro para deslocar o peso do corpo. Varrer ou passar o rodo faz com que você tenha movimentos de torção na coluna. A dica é utilizar vassoura ou rodo com cabos longos para evitar o agachamento e movimentos de torção. Outra coisa que fazemos muito errado no dia a dia é o levantamento de peso. Grande parte das pessoas acaba por deixar as pernas esticadas usando a força dos troncos e dos braços, quando na verdade a forma correta é agachar-se com os joelhos flexionados e usar as forças das pernas para carregar ou levantar o peso.” são as dicas do Dr.

Sono e descanso: melhor colchão e travesseiro para coluna

Uma boa noite de sono e descanso é essencial para qualidade de vida. Portanto, colchão e travesseiro devem ser escolhidos da melhor forma possível evitando dores e desconfortos na coluna. 

“Dormir bem é fundamental para a recuperação e saúde da coluna. É o período que nossa musculatura relaxa e quando ela consegue se regenerar dos microtraumas repetitivos submetidos durante o dia. Pensando na qualidade do sono, a postura que dormimos também é muito importante. A posição mais recomendada para quem sofre com problemas de coluna é dormir de barriga pra cima com travesseiro de média altura debaixo do joelho, pra que fique levemente flexionado. E um travesseiro de média altura pra que ele preencha todo o espaço entre a cabeça, pescoço, ombro e o colchão. Agora se você dorme de lado, que também é recomendado, o ideal é deixar o travesseiro entre as pernas para que os joelhos fiquem levemente fletidos, isso faz com que você diminua a sobrecarga exercida na coluna lombar. Em relação ao colchão mais indicado, existe uma tabela realizada pelo INER (Instituto Nacional de Estudos e Repouso) e também a liberação do INMETRO sobre a densidade do colchão, mostrando o ideal baseado na sua altura e peso. O mais utilizado é o intermediário intitulado D40. Pra quem dorme de lado, o colchão de mola também é uma boa opção. Dentro dessa variedade, o que traz o melhor benefício para o paciente com problema de coluna é o colchão ortopédico, que é o de espuma intercalado com a madeira” afirma Rossoni. 

Vale lembrar que o controle dos fatores de risco para problemas e doenças na coluna é essencial: 

- Sedentarismo 

- Obesidade

- Tabagismo 

“A partir do momento que você controla esses fatores de risco você reduz o risco de degeneração da coluna, risco de formar novas hérnias, artrose ou outras doenças degenerativas. Até 95% dos pacientes não vão precisar passar por cirurgia, existem tratamentos conservadores, bloqueio anestésico e, quando necessário, cirurgia minimamente invasiva.” finaliza Dr. Guilherme Rossoni 

Sobre o Dr. Guilherme Rossoni

O Dr. Guilherme Rossoni possui o título de especialista em Neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), sendo membro titular da associação.

Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna pelo Fellowship, um programa de complementação especializada para médicos. Possui expertise em Cirurgia Endoscópica da Coluna, realizado pela Word Spine Center, além do Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral pela IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente.

O lema do Doutor é transmitir a confiança para todos os pacientes que chegam até ele de forma empática e humanizada!

Registro de especialista em Neurocirurgia. RQE-ES 10637 | RQE-SP 73982 | RQE-RJ 31929 | CRM - SP 161.136 | CRM - ES 11.625 | CRM - RJ 52.0115109-6

Se ficou com alguma dúvida, acesse o site e entre em contato com a central de atendimento:

Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/

Instagram: @drguilhermerossoni


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp