Os cuidados com a beleza vão muito além de questões superficiais. Capazes de devolver a autoconfiança e aumentar a autoestima das pessoas, trabalhando o exterior para o interior - seja em um grande salão de beleza ou de forma autônoma -, profissionais como cabeleireiros, manicures, maquiadores e visagistas são responsáveis por verdadeiras transformações estéticas.
Não à toa, o setor de beleza tem sido um dos que mais crescem no mercado, em especial em meio aos profissionais autônomos e microempreendedores. Segundo dados do Sebrae, o ramo registrou os maiores índices de abertura de CNPJs durante todos os semestres de 2022 em comparação aos últimos três anos. Somente nos primeiros seis meses foram mais de 109 mil.
Ainda segundo o levantamento da instituição, os certificados de MEI tomaram a dianteira no período, e os segmentos de cabeleireiros, manicure e pedicure representaram uma fatia de 70% dos registros.
Iniciar um negócio ou trabalhar de forma independente costuma trazer desafios. Com pouco ou nenhum investimento externo e pouco conhecimento de estratégias de vendas, manter a atividade de uma maneira sustentável pode ser difícil. Pensando nisso, Andrea Avedissian, gerente de marca da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para MPMEs, elencou algumas dicas para ajudar profissionais da área a prosperarem. Confira abaixo!
A beleza está nos olhos de quem a vê
Sem fazer nenhum tipo de juízo de valor sobre o que é belo ou não, é importante ter em mente que trabalhar no setor da estética envolve, primordialmente, um importante sentido: a visão. Com as redes sociais sendo uma nova vitrine de trabalho, é interessante criar páginas profissionais, mostrando os resultados dos serviços. Uma dica é utilizar dos reels, por exemplo, mostrando o antes e depois de um serviço, reforçando a expertise profissional.
Precifique de acordo com região e complexidade do serviço
Aqui, vale tanto para serviços a domicílio quanto os realizados em um espaço físico. Isso porque cada região da cidade costuma ter pessoas de diferentes classes sociais e, automaticamente, valores de insumos diferentes. Por isso, avalie bem onde seu trabalho, custos de deslocamento, aluguel e produtos, para ter uma atividade sustentável financeiramente.
Na era digital, aproveite os recursos do WhatsApp Business
Sendo um dos principais meios de comunicação da atualidade, o WhatsApp também conta com uma versão focada em negócios, o que pode ser muito interessante para quem atua com serviços como os de estética. Com recursos como catálogo, horário de funcionamento, mensagens automáticas e até mesmo status (que ficam disponíveis por 24 horas, como os Stories, do Instagram), é possível apresentar produtos e serviços de maneira clara e acessível para qualquer pessoa.
Se quiser saber mais sobre os benefícios e como utilizar o recurso, a Zippi preparou um e-book recheado de boas práticas e dicas de forma totalmente gratuita! Acesse aqui.
Opte por capitais de giro semanais
Muitas vezes, profissionais autônomos têm sua renda variável conforme a demanda do dia a dia. Por isso, uma boa dica é optar por soluções adequadas à realidade para a compra de insumos como esmaltes, esterilização de materiais como tesouras e alicates, discos de algodão, dentre outros. Na Zippi, por exemplo, oferecemos a possibilidade de faturas semanais aos clientes, com pagamentos via Pix. Desta forma, há um controle maior das finanças e sem sustos no fim do mês com as faturas de cartão de crédito em modelos tradicionais.