12/05/2023 às 10h55min - Atualizada em 15/05/2023 às 00h04min

Os desafios da maternidade no século XXI

*Anne Garcia, empresária, estilista e influenciadora ítalo-brasileira

SALA DA NOTÍCIA Mayra Maciel de Barros
Pixabay

A palavra mãe é um substantivo feminino. É aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos. A maternidade é a qualidade, o estado de ser mãe, por meio de vias biológicas ou adotivas. Contudo, ser mãe é doar e receber o dom da vida, é dividir a sua vida com pedacinho de você mesma. É difícil descrever o sentimento de ser mãe, já que esta é uma constante mudança diária, um mix de sentimentos. Mas ser mãe é surpreender-se a cada dia.  

Não imaginava me tornar mãe, apenas aproveitava a vida sem perspectiva do meu futuro. Com a chegada do meu primeiro filho tudo mudou, comecei a imaginar um futuro melhor, desejar e procurar algo que me fizesse melhorar. Logo comecei a ter mais responsabilidade. Eu fui mãe muito nova, antes do meu primeiro filho, eu era uma adolescente totalmente rebelde que - de repente - se transformou em uma mulher  madura, responsável e mais seletiva. 

Os filhos são o dom mais magnífico, porém a maternidade traz obrigações, como: educação, cuidado etc. As mulheres têm um dom de serem multifuncionais, com diversas responsabilidades e papéis. Eu busquei uma carreira de sucesso e, ao mesmo tempo, ser uma super mãe. Às vezes, eu comento que compliquei a minha vida, já que o tempo que tenho para cuidar das duas coisas com excelência é pouco. Mesmo com as mulheres ocupando muito espaço no mercado de trabalho, a maternidade ainda é um desafio.

Acredito que a mãe do século XXI enfrenta muitos desafios, ao estar no mercado de trabalho e presentes na vida de seus filhos. As mães modernas estão sempre renunciando a algo e fazendo escolhas difíceis, tendo que se dividir em duas e, às vezes, as escolhas que fazemos nos deixam inseguras, nos culpamos e nos cobramos o tempo todo. Segundo o relatório Women in the Workplace 2022, realizado pela consultoria McKinsey & Company, mostrou que líderes mulheres estão exigindo mais do trabalho e mudando de emprego em um nível sem precedentes para alcançar o que buscam nas suas vidas e carreiras.

A mãe e a mulher do século XXI, no meu ponto de vista, é aquela que cuida, educa, é frenética, é um caos. Ao enfrentarmos uma dupla jornada, ao sobrar uma horinha, não sabemos se dormimos - para descansar, tomamos um banho, comemos, marcamos horário no salão ou cuidamos da saúde. Quando vemos, a hora passou e o filho está chegando da escola e não deu tempo de fazer um terço do programado. Por isso, é importante planejarmos e, mesmo assim, temos sempre imprevistos. Para termos mais tempo com os nossos filhos, precisamos programar o nosso dia, semana e o nosso mês. Especificar horários, planejar praticamente tudo com antecedência, é quase como administrar uma empresa, quanto mais você planeja e se organiza, mais sucesso terá. 

As mães têm uma influência muito grande na mente e no coração dos filhos. O meu conselho para as mães e futuras mamães é respirar fundo e ficar calma. Não se desesperem, pois não estamos sozinhas. Hoje temos acesso à informação, quem tem rede de apoio deve aproveitá-la, isso fará bem e dará um alívio. Busque um tempo para você, pois se você estiver bem, terá qualidade no tempo que passar com o seu filho. Exercite a paciência e não se cobre demais, pois não existe mãe perfeita e não existe uma fórmula para ser mãe, a única coisa que eu insisto em dizer é: tenha tempo para se dedicar ao seu filho,  para cuidar, dar amor e educá-lo. Isso fará toda diferença para você, para ele e para o mundo.
 

Sobre Anne Garcia

Anne Garcia é uma empresária ítalo-brasileira, estilista e influenciadora, divide a vida entre a Itália e o Brasil por conta de seus diversos empreendimentos. Anne morou na Itália por mais de 15 anos, onde adquiriu conhecimento e experiência em moda. Em Roma, Anne estudou moda e aprendeu técnicas handmade (confecção de peças artesanais), onde despertou sua paixão pelo setor. Em 2013, lançou sua linha de biquínis de luxo com detalhes em ouro e diamantes, para a alta sociedade italiana e árabe. Atualmente, na Itália, possui uma produtora de filmes independentes chamada PONNTO PRODUCTION. Considerado um dos pilares de seus negócios, Anne Garcia visa atender seu público com dicas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo da moda. Além disso, a empresária planeja lançar coleções que possam ajudar a natureza ao longo dos anos e também para o público LGBTI+.


 
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