Seriados médicos batem recordes de audiência e povoam o imaginário do público, que acompanha com entusiasmo o dia a dia nos hospitais. Mas como eles podem ir além da ficção e influenciar a conscientização dos brasileiros sobre as questões de saúde? Esse é o tema da próxima sessão clínica do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPIn) do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói). O encontro, que terá a participação do dr. Marcio Maranhão, autor do livro Sob Pressão, foi realizado nesta quinta-feira (01), no auditório Humberto Dantas, do hospital.
Além de relembrar alguns momentos marcantes de sua história, que serviram de inspiração para diversos episódios da série Sob Pressão, adaptação da TV Globo de seu livro, o dr. Marcio também falará sobre algumas curiosidades dos bastidores das gravações - que incluem a preparação da equipe e dos atores para atuar em ambiente hospitalar - e a forma como a série está ajudando na conscientização do público sobre a temática da saúde.
"No fim de cada episódio, a série aborda um assunto de relevância, como doação de sangue, por exemplo, e suscita uma reflexão, convidando o público a participar ou obter mais informações sobre o tema. Nosso objetivo é debater até que ponto a série pode impactar o interesse dos brasileiros em relação à saúde e quais outras formas possíveis para explorarmos esse filão de merchandising em saúde", esclarece o dr. Moyzes Damasceno, diretor-presidente do CEPIn.