26/04/2023 às 13h27min - Atualizada em 01/05/2023 às 00h04min

Fios naturais: a aceitação de cabelos crespos e cacheados é um movimento de identidade

A jornada para aceitar e amar cabelos crespos e cacheados.

SALA DA NOTÍCIA Jorsiley Porfirio
E Commerce Brasil
Foto: Pexels/Darina Belonogova

Durante o período em que o mundo inteiro viveu o isolamento causado pela pandemia do COVID 19, muitos salões ficaram temporariamente fechados e como resultado notou-se um crescimento na aceitação dos cabelos naturais e na transição capilar. Junto a isso, houve também um crescimento mais rápido nas vendas onlines, o que resultou em um perfil de consumidor diferenciado, já que, este no consumidor, além de bem informado, preocupa-se bastante com seu bem-estar.

O Instituto Beleza Natural, realizou uma pesquisa, na qual teve como parceiro a Universidade de Brasília, nesta pesquisa constatou-se que 70% dos brasileiros têm os fios de cabelos cacheados. O Google BrandLab, em 2017, por meio de uma pesquisa, percebeu que na sua plataforma a procura por cabelos cacheados é superior às buscas por cabelos lisos. Segundo a pesquisa foi possível observar um crescimento de 232% , para os fios cacheados e 309% para cabelos afro.

Visto que, muitas mulheres buscam dicas de cuidados e ideias de penteados para seus fios cacheados e afro. Dessa forma, o blog burguesinhas dá dicas de penteados para cabelos cacheados fáceis e modernos.

Logo, passar a aceitar a forma natural do cabelo é uma maneira de reconhecer as raízes naturais. Todavia, esse processo de aceitação é um movimento que envolve dificuldade, uma vez que envolve mudanças físicas e emocionais. Um exemplo é o que ocorreu com Mariana Castro (assistente administrativa da RaiaDrogasil), durante seu período de transição. A saber, Marina abandonou os alisantes químicos em 2013, e relata que a princípio os sentimentos que a cercam foram de insegurança e medo.

Mariana relata que fez diversas tentativas de sair de casa com seu cabelo solto e natural, porém sem sucesso. O medo dos possíveis comentários que poderia receber deixava-a extremamente vulnerável. Ela sentia como se estivesse renascendo, mas com plena consciência de suas escolhas e da sua identidade em relação ao seu cabelo.

Atualmente, Mariana expressa sentir orgulho de seus cabelos cacheados. Para ela, essa mudança também representa uma transformação global, uma vez que a indústria da beleza teve um papel crucial no empoderamento dos cachos, desenvolvendo produtos específicos para esse público e contribuindo para que as pessoas possam cuidar melhor de seus cabelos naturais.

Crescimento da procura por produtos naturais para os cabelos

Depois de todo o impacto causado pelo isolamento durante a Pandemia do COVID 19, muitas mulheres viram-se obrigadas a interromper os procedimentos químicos, que até então realizavam, afinal, salões de beleza e lojas de cosméticos fecharam as portas temporariamente. Dessa forma, as mulheres passaram a consumir nos cabelos, produtos feitos com ingredientes naturais. Como resultado, as vendas de produtos deste nicho, por meio do e-commerce passou a crescer.

Uma marca que vem ganhando destaque no assunto é a Salon Line, que cria produtos voltados para cuidados e beleza, esta utiliza-se da empatia e escuta ativa para entender seus consumidores. Segundo o head de marketing da Salon Line, Roberto Moreira, a empresa não se limita em apenas entender as necessidades funcionais, mas também, busca compreender todas as etapas da transição capilar.

A RD Marketplace, o e-commerce de saúde, bem-estar e beleza da RaiaDrogasil, é um dos principais canais de vendas da Salon Line, onde a empresa disponibiliza seus produtos para os clientes. De acordo com Henrique dos Santos, responsável pelo setor de e-commerce da Salon, a plataforma é considerada um espaço de vendas forte e abrangente, atendendo a diversos públicos da empresa.

Logo, pessoas como Mariana, mencionada anteriormente, tem a disponibilidade como um fator crucial para encontrar produtos exclusivos e diversificados para o seu tipo de cabelo. 

Mariana relata: recordo-me de minha infância em que as opções de cremes para cabelos cacheados eram bastante limitadas. Eu costumava usar sempre o mesmo produto. No entanto, atualmente, a realidade é bastante distinta. Quando procuro algum produto para cuidar dos meus cabelos cacheados, seja em uma farmácia ou em um site de e-commerce, encontro uma ampla variedade de opções disponíveis.

Para mais dicas e conteúdo sobre cabelos cacheados, confira o blog burseguinhas.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90