14/04/2023 às 14h21min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h01min

SANTO abre sua primeira exibição-solo no Parque das Ruínas

Ocupação com mais de 60 obras tem curadoria de Denise Terra e reproduz ateliê do artista

SALA DA NOTÍCIA BEATRIZ LOPES SAMPAIO
Jorge Vasconcellos
"Toda vez que eu me coloco entre o pincel e a tela, uma força me toma. Te convido a ser junto. Te encontro no topo. Das ruínas. De Nós”.
Com esta declaração-manifesto de SANTO, já é possível conceber a energia que permeia a primeira exibição-solo do artista, que leva seu próprio nome e abre no dia 22 de abril, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com a intenção de transportar o público para dentro do seu atelier, serão reproduzidos todos os processos criativos que envolvem a produção. A ocupação reúne mais de 60 obras, fazendo um recorte da fase artística inicial à atual, e dividida em duas partes: galeria e ruínas. Na galeria, o público terá acesso ao espaço vivido em um ateliê, com obras concentradas em uma parede de 14 metros, todas sem molduras. Já as ruínas propõem um diálogo silencioso com a alma do artista. As obras e o espaço ocupado se entrelaçam, formando um ambiente imersivo e totalizante do cerne do artista. As pinturas possuem dimensões que vão de 70cm a 10 metros de altura. Três delas, as de maiores proporções, serão criadas ao vivo em performance realizada dentro da própria instituição, especialmente para esta ocasião.

Certa vez, chegou a dizer que a Arte representa o lugar mais legítimo e sem limites de ser o divino-humano nesse plano. E assim será nesta mostra.
"Quando entrei no Parque, me arrepiei. Soube desde então que ocupar a galeria e as paredes das ruínas com tudo de mim, seria de fato o maior, mais exigente e mais belo desafio até aqui”, afirma SANTO.

A curadoria é assinada por Denise Terra, responsável por parte de seu escritório independente de arte e também agente dos projetos e trabalhos do artista. “Santo expressa força e provoca ativação do sentir de forma não linear: quebra regras, desconforta e transgride a razão. A exibição propõe uma autorização de ser, viver e se expressar a partir do livre e desconhecido de cada um”, diz. “É essa também a forma pela qual Santo provoca a ativação do sentir: quebra regras, desconforta e transgride a razão”.

Fora das convenções: saiba mais sobre SANTO
Artista autodidata, Santo nasceu e vive em São Paulo. Pintou sua primeira tela em 28 de maio de 2018 e, desde então, tenha ganhado espaço em grandes coleções particulares no Brasil e no exterior, além de metaverso (nfts). Suas obras não se prendem a métodos, formas, molduras, plataformas. De papel a madeira, tecido, lona, papelão e materiais de descarte, foram produzidas mais de 600 pinturas até hoje. Elas desvelam figuras fortes em traços livres e combinações improváveis de cores, que provocam a sensação de estar diante de algo que escapa à razão. Como uma afronta, uma transgressão. Um convite ao coração.

Serviço
“SANTO” – primeira exibição-solo do artista tem mais de 60 obras
Curadoria: Denise Terra
Abertura: dia 22 de abril, às 14h
Visitação: de 23 de abril a 21 de maio de 2023
Funcionamento: de quinta a domingo, das 9h às 16h
Local: Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Telefones: (21) 2215-0621/2224-3922
Classificação livre
Entrada franca
Contato artista: @ativistadosentir
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: +55 21 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp