19/07/2019 às 15h58min - Atualizada em 20/07/2019 às 11h12min

8 dicas para cuidar da pele na época fria do ano

O dermatologista Cristiano Kakihara explica como tratar a pele nos dias mais frios do ano

DINO
https://www.clinicakakihara.com/
Reprodução

No inverno as baixas temperaturas inibem a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas e a pele tende a ficar mais seca. A menor produção de sebo (gordura) e suor diminuí o teor lipídico e hídrico e, além disso, a pele tem um gasto energético considerável para manter a temperatura corpórea.

Os cuidados com a pele no inverno são um pouco diferentes dos cuidados do verão e as pessoas precisam preparar a pele para os dias mais frios. O dermatologista Dr Cristiano Kakihara listou as dicas abaixo para te ajudar a manter a pele saudável no inverno, veja:

1- fazer uso de menos produtos que removem a gordura da pele, a fim de evitar a piora do ressecamento. Assim, devemos usar menos substâncias adstringentes e menos produtos tópticos alcoólicos.

2- reforçar a utilização de hidratantes na pele.

3- as áreas que ficam expostas ao ambiente, como face, pescoço e mãos, sofrem mais com as agressões da baixa temperatura, por isso merecem um cuidado especial.

4- deve-se tomar cuidado com a temperatura da água do banho em dias muito frios. A água em altas temperaturas remove a gordura, que deveria estar protegendo a pele no inverno, de forma que devemos usar água de morna para quente durante o banho. Imediatamente após o banho, o uso do hidratante é imprescindível.

5- usar sabonete líquido, suave, hipo-alergênico, não-comedogênico com pH fisiológico (compatível com a pele, isto é, em torno de 5,5).

6- usar produtos que contenham substâncias que sejam de fato hidratantes, como lactato de amônio, lactato de sódio, ureia, alantoína, e ácido hialurônico, associadas a substâncias oclusivas, como silicone e óleos. Esta combinação é poderosa.

7- Pode-se usar hidratante sempre que necessário, mas geralmente orienta-se o uso de duas a três vezes por dia, em média.

8- os lábios pedem o uso de hidratantes no inverno, que podem já estar nos batons , em hidratantes labiais ou em protetores labiais com filtros solares, mesmo em dias frios o uso dos protetores solares é imprescindível e deve ter a mesma frequência das outras estações. "O fato das baixas temperaturas dominarem no inverno não significa que a incidência solar diminua. Esta confusão é comum e perigosa", conclui o dermatologista.



Website: https://www.clinicakakihara.com/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp