A primeira edição do Merz Trends, evento criado pela Merz Aesthetics, maior empresa dedicada à medicina estética do mundo, reuniu os mais renomados profissionais atuantes na área de dermatologia e pesquisa para levantar questões voltadas às principais tendências e procedimentos estéticos da atualidade.
Dividido em três painéis, estiveram presentes a brasileira Dra. Carla Pecora, especialista em dermatologia e dermatologia cirúrgica, o alemão Dr. Jürgen Frevert, que no momento, atua como consultor da Merz Pharmaceuticals GmbH, porém é responsável pela criação e desenvolvimento da primeira toxina botulínica purificada no mundo, a brasileira Dra. Mariana Muniz, graduada pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, além da alemã, Dra. Martina Kerscher, professora de dermatologia e chefe da divisão de ciências cosméticas da Universidade de Hamburgo/Alemanha e palestrante reconhecida internacionalmente sobre o uso de injetáveis e tópicos para o rejuvenescimento da pele. Por último, a brasileira Dra. Rossana Vasconcelos, médica dermatologista, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica-SBCD e professora de Dermatologia da Universidade Santo Amaro - UNISA.
Gonzalo Mibelli, presidente da Merz Aesthetics na América Latina iniciou o encontro e comentou sobre a importância de democratizar esses temas de forma coletiva. “Os procedimentos estéticos não-cirúrgicos, comumente chamados de procedimentos minimamente invasivos, cresceram exponencialmente nos últimos anos em todo o mundo, inclusive na América Latina. Por isso enxergamos a necessidade de trazer mais clareza a esses temas. O que nos motiva também nessa caminhada é estarmos em constante pesquisa e inovação para criarmos novos produtos e serviços, sempre olhando para o nosso propósito: ajudar as pessoas a conquistarem uma aparência melhor, sentir-se melhor e viverem melhor”, comentou Mibelli.
Mariana Fonseca, diretora de Comunicação e Recursos Humanos da Merz Aesthetics na América Latina, abriu a rodada de painéis e reforçou o principal objetivo do evento: disseminar o bem-estar entre as pessoas por meio de procedimentos estéticos. Ela recordou que, entre as ações de comunicação praticadas pela companhia, foi criado o Confidence Squad, um time formado por seis mulheres influenciadoras de diferentes países da América Latina que estão trazendo ao longo do ano mensagens de autocuidado e confiança por meio de suas redes sociais. Outro ponto abordado pela executiva foi sobre o Merz Hauz, local do evento, que é uma referência no Brasil por proporcionar a oportunidade a médicos para realizar pesquisas e ampliar suas habilidades e uso dos produtos da marca.
Busca por resultados mais naturais é a tendência do momento
No primeiro painel, que falou sobre o papel do médico em orientar o paciente a escolher o melhor procedimento, os médicos compartilharam suas experiências clínicas e como lidam com o desafio de aconselhar seus pacientes da melhor maneira. A Dra. Rossana Vasconcelos, revelou que, durante as consultas, tenta entender o contexto que fez aquele paciente chegar até ali. “Primeiro precisamos saber ouvir e acolher as dores daquele paciente para então aconselhá-lo da melhor forma possível. Esse processo pode ser difícil, mas é muito gratificante quando consigo devolver a autoestima de um paciente com a utilização dos procedimentos corretos”, diz a dermatologista.
Já a Dra. Carla Pecora reforça essa questão dizendo que sempre direciona seus pacientes para procedimentos que mantenham a naturalidade. "Seja por uma questão pessoal, profissional, ou até mesmo para obter mais confiança, o resultado do tratamento precisa estar atrelado à expectativa do paciente, mas sem modificar por completo suas características, que são únicas”, comentou.
No painel sobre tendências globais, entre os diversos assuntos abordados, a Dra. Mariana Muniz enfatizou que, ainda que a melhor combinação ou tipo de tratamento não exista, é possível chegar a um método que atenda às necessidades de cada paciente. “Todos buscamos alguma forma de beleza. Mas é nosso papel, como dermatologistas, prescrever tratamentos de forma personalizada, considerando que cada caso é um caso”, diz a médica.
As médicas também falaram sobre as tendências globais, como harmonização facial, aumento labial – conhecido como Russian lips, entre outros procedimentos muito buscados, além de novos procedimentos e produtos que estão chegando no mercado que irão ajudar médicos e pacientes a chegarem em um tratamento que atenda às necessidades de cada um de forma segura.
Participante do terceiro painel, que teve como tema a evolução da medicina estética, o Dr. Jürgen Frevert, bioquímico e consultor da Merz Pharmaceuticals GmbH, explicou sobre a origem da utilização da toxina botulínica na medicina estética e como, desde então, a molécula tem evoluído. “Venho estudando e acompanhando a evolução da toxina botulínica há anos. E ela tem se mostrado eficaz tanto no tratamento de doenças que afetam os músculos, como no tratamento estético. Por isso, a importância de o mercado continuar com pesquisas e desenvolvimento para oferecer produtos cada vez mais modernos e seguros aos pacientes”, enfatiza o cientista.
Após o término dos painéis, a Dra. Martina Kerscher, também falou um pouco sobre o papel do dermatologista na escolha, junto com o paciente, do melhor tratamento e a importância da educação não só dos profissionais de saúde, como também dos pacientes. “Temos um trabalho contínuo de educação. No caso do paciente, precisamos que ele entenda os riscos de cada tratamento, além de tomar cuidado com exageros para evitar, entre outras coisas, doenças inesperadas”, alerta a médica. “O importante é que o paciente consiga compreender o que é possível fazer, de forma segura, e no final, sentir-se bem com os resultados do procedimento escolhido”, finaliza a dermatologista.
Sobre a Merz Aesthetics
A Merz Aesthetics é uma empresa de medicina estética com uma longa história de capacitação de profissionais de saúde, pacientes e funcionários para viverem todos os dias com confiança. O objetivo da empresa é ajudar as pessoas ao redor do mundo a se parecerem, sentirem e viverem como as melhores versões de si mesmas – seja qual for a definição delas. Clinicamente comprovado, seu portfólio de produtos inclui injetáveis, dispositivos e tratamentos para a pele projetados para atender às necessidades de cada paciente com altos padrões de segurança e eficácia. Sendo propriedade familiar há mais de 110 anos, a Merz Aesthetics é conhecida por construir conexões únicas com clientes que se sentem em família. A sede global da Merz Aesthetics fica em Raleigh, N.C., EUA, com presença comercial em 52 países em todo o mundo. Também faz parte do Merz Group, fundado em 1908 e sediado em Frankfurt, na Alemanha. Saiba mais em merzaesthetics.com.
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