Com o objetivo de impulsionar as vendas online de calçados esportivos no Brasil, importantes anunciantes como Netshoes e marcas como a Nike tiveram o apoio da Rakuten Advertising para incrementar suas conversões no e-commerce. Por meio do marketing de afiliados (parcerias com produtores de conteúdo terceiros que veiculam anúncios em troca de comissões), a estratégia rendeu frutos importantes para todos os lados envolvidos, dos anunciantes aos publishers Casa do Atleta, SDM e Tênis Certo, que também têm dedicado atenção ao mercado sneaker.
Como resultado, as vendas geradas por intermédio desses três canais registraram avanços astronômicos em indicadores importantes. Considerando apenas as transações concretizadas após cliques em anúncios, houve alta de 2.944% nas vendas brutas (GMS) durante a promoção de aniversário do Tênis Certo, de 19 a 25 de setembro de 2022. Além disso, a SDM registrou aumento de 198% no volume de cliques entre 2022 e 2021, enquanto a Casa do Atleta conquistou um avanço de 243% nas vendas da Black Friday do ano passado em relação ao ano anterior.
Chamados de "sneakerheads" (termo que designa adeptos da cultura urbana sneaker), os fãs dessa categoria de tênis têm ganhado destaque no nicho de calçados esportivos. Tirando proveito de tamanho apego à peça, não só como um acessório, mas também como um item colecionável, players do e-commerce lançam mão de novas estratégias de vendas focadas em otimizar o alcance a esse público.
Nos períodos de janeiro a novembro em 2022 e 2021, a conexão entre fãs de sneakers e anunciantes via marketing de afiliados fez com que as vendas brutas online (GMS, ou Gross Merchandising Sales) geradas pela Casa do Atleta registraram um crescimento ano a ano de 405%, além de um aumento de 147% em cliques. Considerando apenas os números da Black Friday em 2022 e 2021, o canal obteve aumentos expressivos de 243% em vendas, de 111% em cliques e de 145% em pedidos.
Já a Tênis Certo registrou aumento de 2.944% em GMS e de 338% na média de cliques somente nos primeiros dias de uma promoção em parceria com a Netshoes, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2022, em comparação com o número global
de vendas concretizado naquele mês. Para a sua promoção de aniversário, a estratégia adotada pelo canal incluiu cupons de descontos e promoções divulgadas em lives e vídeos promocionais.
Estratégias-chave
"O marketing de afiliados permite impactar de forma mais direta e personalizada um público específico e qualificado que não só traz valor agregado ao produto, mas também acompanha as variações de preço e novidades de um determinado mercado, como acontece com o segmento sneaker. É preciso estar preparado para atrair essa audiência, gerar tráfego para o canal de vendas e gerar um complemento relevante para as receitas do e-commerce", afirma Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.
O executivo acrescenta que a iniciativa também busca ampliar a comunicação e o suporte aos parceiros de conteúdo. O objetivo é viabilizar a divulgação das melhores ofertas para cada perfil de audiência por meio da plataforma de afiliados, gerando cada vez mais insights e oportunidades para alavancar os resultados das marcas anunciantes.
“O futuro do e-commerce se traduz em consumidores mais conscientes e exigentes. As marcas hoje precisam se adaptar à tríade experiência de compra, melhores preços e benefícios. Estamos preparados para orientar empresas que buscam otimizar as vendas e ganhar a corrida pela preferência do cliente”, diz Tanisho.