17/03/2023 às 15h29min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h00min

BBB23: Bruna Griphao não fez rinoplastia por falta de coragem; BAPS desmistifica medos comuns de cirurgias

Atriz optou pela aplicação de preenchedor para modificar o formato do nariz, alternativa comum à rinoplastia, mas não gostou do resultado. Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) desmistificou os principais medos que as pessoas têm com relação à cirurgia plástica

SALA DA NOTÍCIA Holding Comunicações
São Paulo – Recentemente, a atriz, modelo e cantora Bruna Griphao, participante da atual edição do Big Brother Brasil, revelou que já realizou preenchimento no nariz para modificar seu formato, mas não gostou do resultado: "Ele ficou maior do que já é, enorme. Botei preenchimento para ele ficar mais retinho e ficou uma coisa horrível", disse durante o programa. Mesmo antes de entrar na casa mais vigiada do país, Bruna já tinha expressado seu desconforto com o nariz e até disse que pretendia realizar uma rinoplastia, mas faltava coragem. O medo com relação à cirurgia pode, inclusive, ser um dos fatores que levaram ao descontentamento da atriz com o resultado da aplicação de preenchedor no nariz: “É muito comum que, na tentativa de alcançar um resultado que só seria atingido através da cirurgia plástica, ocorra um exagero na realização dos preenchimentos injetáveis, causando deformidades no rosto”, enfatiza a cirurgião plástico Dr. Daniel Lobo Botelho, presidente da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons). E Bruna não está sozinha. Muitas pessoas ainda têm medo de se submeter a uma cirurgia plástica, que é causado principalmente pela disseminação de informações incorretas sobre as técnicas e procedimentos cirúrgicos. Para ajudar nesses casos, a Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) desmistificou os principais medos que as pessoas têm com relação à cirurgia plástica. Confira:

Qualidade do resultado – Uma das maiores preocupações dos pacientes é justamente com relação ao resultado das cirurgias plásticas, pois muitos temem que o efeito final seja muito artificial. Porém, a cirurgia plástica é capaz de proporcionar resultados extremamente naturais, desde que seja bem indicada. Dessa forma, a BAPS recomenda buscar um profissional devidamente qualificado para realização do procedimento. “É dever do cirurgião plástico trabalhar da melhor forma possível para proporcionar um resultado mais próximo do natural, mantendo a estética facial e evitando que o rosto perca sua expressão natural. Por isso a importância de buscar um profissional qualificado, que poderá realizar um estudo pleno de toda a estética facial da paciente antes de recomendar uma cirurgia específica”, reforça o Dr. Daniel Lobo Botelho. Além disso, para evitar surpresas, as expectativas do paciente com relação ao resultado devem ser realistas, o que pode ser resolvido através de uma conversa franca com o cirurgião plástico sobre os limites e possibilidades do procedimento em questão.

Anestesia – A anestesia figura entre os maiores medos dos pacientes. Mas a BAPS alerta que esse terror é, em grande parte dos casos, baseado em ideias ultrapassadas provenientes de uma época em que os conhecimentos sobre técnicas de anestesia eram escassos, o que levava a procedimentos anestésicos inadequados. “É claro que toda cirurgia possui algum tipo de risco, mas a anestesiologia foi uma das áreas médicas que mais evoluiu e, hoje, a anestesia é um procedimento médico de altíssima segurança, desde que realizado por profissionais capacitados. Além disso, é importante ressaltar que o fato de um conhecido seu ter tido problemas com anestesia não deve ser motivo de preocupação, afinal, cada organismo é único e reage de maneira distinta a diferentes substâncias anestésicas”, afirma o presidente da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons).

Cicatrização – A aparência de cicatrizes cirúrgicas pode causar grande incômodo aos pacientes, tornando-se um impedimento para que algumas pessoas realizem procedimentos invasivos. Porém, a BAPS ressalta que cirurgiões plásticos qualificados e experientes sempre vão fazer o possível para que a cicatriz seja o mais imperceptível possível. Mas é importante ter em mente que alguns procedimentos exigem incisões maiores e, logo, formam cicatrizes mais visíveis. “Durante o período de cicatrização, é indispensável redobrar os cuidados com a região operada, pois é um processo delicado em que qualquer alteração pode prejudicar a aparência final da cicatriz. Então, mantenha a cicatriz limpa e seca para evitar infecções, evite fazer esforço, reforce a hidratação do local e não deixe a região exposta ao sol, pois a radiação solar pode estimular as células produtoras do pigmento da pele, conferindo um aspecto escurecido à cicatriz”, aconselha o Dr Daniel Lobo Botelho.

Recuperação – O período pós-operatório é outro fator que causa grande receio quando se trata de cirurgias plásticas devido ao repouso geralmente exigido e às complicações que podem aparecer nesse momento, como inchaço, hematomas e sangramentos. Para passar por esse momento com segurança e garantir o melhor resultado, a BAPS reforça a importância de seguir fielmente as recomendações de seu médico. “Cada cirurgia plástica possui um processo de recuperação diferente, então o mais importante é ater-se às recomendações dadas pelo seu médico antes da cirurgia. Em caso de dúvidas, pergunte ao profissional responsável em vez de pesquisar na internet, que está repleta de informações incorretas que podem colocar sua saúde em risco”, finaliza o presidente da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons).

FONTE: BRAZILIAN ASSOCIATION OF PLASTIC SURGEONS (BAPS) - A Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) é uma associação brasileira formada exclusivamente por cirurgiões plásticos de todo o território nacional, além de associados internacionais. Com objetivo de reposicionar o Brasil como referência mundial no ramo da cirurgia plástica, a BAPS tem como foco a produção e disseminação de conhecimento científico e educacional e a defesa da publicidade médica livre e responsável, além da troca de conhecimento entre pares.  Instagram: @baps.aesthetic
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp