04/07/2019 às 10h23min - Atualizada em 04/07/2019 às 10h23min

Professor da UENF afirma que é preciso conhecer mais a Ciência e a Bíblia

Ronaldo Novelli explica que só assim "não haverá dúvidas de que as duas estão certas"

Wesley Machado
Wesley Machado
O professor do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Doutor em Biociências pela UENF e mestre em Zoologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ronaldo Novelli, está escrevendo um livro que tem o título provisório: “Deus, Einstein e o Diabo”.

"Eu sou um cientista e acredito na Bíblia. A ciência não pode desmentir a Bíblia. Impossível. Então a Ciência vai confirmar a Bíblia sempre. A questão é até onde sabemos sobre a Ciência e a Bíblia. Não precisa existir uma oposição entre a Ciência e a Bíblia. Existe esta oposição, mas é um erro. É falta de conhecer ambas. Conhecendo, não haverá dúvidas de que as duas estão certas", afirma Novelli.

"A ciência está fascinante com as mais recentes descobertas quânticas e astronômicas. O crescimento das ciências físicas e astronômicas mostra fenômenos quânticos e astronômicos fora do natural macroscópico. Uma subpartícula pode estar entrelaçada com outra que está nos extremos da nossa galáxia e se comportar como se fosse autocontrolada, obedecendo, mesmo estando a 100 mil anos luz de distância. O Gato de Schrödinger está numa caixa e você não sabe se ele está vivo ou morto", exemplifica o professor da UENF. 

Sobre o livro “Deus, Einstein e o Diabo”, Novelli explica que vai além da interpretação da Bíblia e da Ciência. “Há muito tempo que eu tenho inspirações, mensagens que vêm para mim. Eu começo a escrever direto páginas e páginas e vou concluindo com a literatura científica”, conta o professor da UENF, que é autor do livro técnico “Aves marinhas costeiras do Brasil – Identificação e Biologia”, um guia com características biológicas das aves marinhas, o primeiro livro do Brasil neste estilo, publicado em 1997 pela editora Cinco Continentes.

Professor da UENF desde 2001, Novelli vem há muitos anos acumulando conhecimento sobre vários assuntos, entre Física Quântica, Astronomia e vida e costumes dos animais da fauna regional do Norte Noroeste Fluminense, sua especialidade. Além de professor do LCA/CBB/UENF, Novelli é coordenador do Espaço da Ciência da UENF, um projeto de divulgação científica, consolidado desde 1999, que recebe visitas de estudantes e público em geral e exibe vídeos educativos na Sala de Cinema do Centro de Convenções da UENF.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp