02/07/2019 às 10h14min - Atualizada em 02/07/2019 às 10h20min

Bricolab é o espaço maker dentro da maior Leroy Merlin da América Latina

A 3DCriar disponibiliza impressoras 3D de filamento e de resina para clientes da loja usarem a matéria-prima e criar projetos completos

DINO
https://3dcriar.com.br/v2/
3DCriar no espaço da Bricolab na Leroy Merlin


Foi em 2015 que o CIETEC - Centro de Inovação em Empreendedorismo e Tecnologia, o maior centro de incubação do Brasil, localizado na USP - recebeu sua primeira startup comprometida a fornecer soluções de educação na abordagem STEAM usando impressão 3D e modelagem 3D. Nascia aí a 3DCriar, com modelo de negócios arrojado englobando não apenas maquinário, como também software, kit educacional e treinamento.

Após muitos eventos, parcerias e impressoras 3D comercializadas para aplicações P&D, distribuição em escala das 5 tecnologias de impressão mais conhecidas (Multi, FDM, SLA, DLP, SLS), em 2017 a startup passava a se especializar também na implantação de fab labs e makerspaces em escolas e faculdades.

Em um desses eventos, surgiu o interesse do Diretor Executivo da Leroy Merlin em saber mais a fundo sobre a dinâmica do movimento maker. Ele se encantou com a ideia de ser possível implementar um makerspace completo dentro de uma loja varejista até então mais focada em vender matéria prima para construção. A rede francesa queria muito mais, e a 3DCriar também: foi projetado então o Bricolab, espaço maker localizado na maior loja da Leroy Merlin da América Latina, em São Paulo, dispondo não apenas de impressoras 3D, como também de equipamentos elétricos, máquinas corte a laser, plotter, fresagem CNC, serviços de modelagem e design personalizado de produtos comprados na própria loja.

"Compreendemos que o interesse e os objetivos da Leroy Merlin com as impressoras 3D e os fab labs estavam conectados com o desejo da empresa de transformar a cultura e a imagem de grande varejista de matéria-prima voltada para funileiros e construtores para uma cultura mais digital, compondo a imagem de uma empresa moderna e inovadora que está atuando na 4ª Revolução Industrial", conta André Skortzaru, Diretor Comercial da 3DCriar. André esteve recentemente em Londres para a premiação do 3D Printing Industry Awards 2019. A 3DCriar foi a única startup brasileira indicada na categoria “Value Added Reseller of the Year”, e ficou entre as 3 primeiras distribuidoras de impressoras 3D com valor agregado do mundo!

Ele é um entusiasta da chamada Educação 4.0, que vê no espaço maker dentro das escolas uma possibilidade de integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos uma visão aberta para o desenvolvimento de projetos mais criativos e inovadores. Além de ser multidisciplinar. Ou seja, o que se aprende em teoria na Matemática hoje também se materializa, na prática, na criação de projetos reais. “Essa é a minha paixão: sempre quis ter um espaço como esse, onde sou capaz de criar e materializar praticamente tudo o que desejar”, diz André, que tem a intenção de expandir o projeto Bricolab para mais lojas da marca espalhadas pelo país.

Distribuição de marcas profissionais

A 3DCriar representa no Brasil impressoras 3D de uso profissional em diversas tecnologias, de acordo com a aplicação exigida por cada modelo de negócio, de Educação 4.0 a Medicina 4.0. Formlabs, Big Rep, BCN3D, Sinterit e ZMorph são algumas das principais marcas profissionais para Manufatura Avançada na Indústria 4.0, com soluções capazes de levar ao máximo de produtividade com o mínimo de desperdício em materiais.

Um dos exemplos de aplicação mais versátil é a ZMorph. Ela é muito requisitada por ser bastante fácil de usar. O modelo ZMorph Full é um equipamento muito acessível para fab labs que desejam uma máquina completa que inclui impressão 3D, corte a laser, plotter e CNC ou mesmo como maquinário de substituição quando outras máquinas estão em funcionamento máximo ou fora de operação.

Foi o caso do Bricolab da Leroy Merlin, onde há 4 ZMorphs em funcionamento. Quando o espaço está com a máquina laser ou a CNC esgotada, a Zmorph pode fazer a gravação e o corte a laser de projetos detalhados e pequenos. Com 4 máquinas à disposição, a Leroy tem capacidade de atender vários projetos ao mesmo tempo usando apenas um software, o Solidworks - que também fica à disposição para uso na oficina do Bricolab.

Quer conhecer de perto a oficina e materializar seus projetos com as impressoras da 3DCriar? Anota aí:

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp