21/06/2019 às 20h28min - Atualizada em 22/06/2019 às 08h45min

Aberto o 10º Festival Varilux de Cinema Francês no Trianon

A mostra será exibida até o próximo dia 25

Supcom
Supcom
Após oito anos, Campos novamente recebe, a partir de sexta-feira (21), o Festival Varilux de Cinema Francês, através da parceria entre Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Coletivo Cine Clube Marighella. Completando 10 edições em 2019, a mostra traz para o público a recente safra da cinematografia francesa, que serão exibidos até o próximo dia 25 no Teatro Trianon. 

Na abertura do Festival, o público pode acompanhar o filme "O Mistério de Henri Pick". Na sexta (21), foram exibidos mais dois filmes: “Quem você pensa que sou”, às 17h, e “Amor à Segunda Vista”, a partir das 20h. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes de cada sessão.

Segundo um dos integrantes da FCJOL, Tim Carvalho, retornar ao município com um dos principais festivais de cinema do país, é democratizar o acesso à cultura aos campistas.

"O objetivo da Fundação é dar apoio à cultura e democratizá-la. Agimos como mediadores e abrimos o Trianon, que é um espaço do povo. E o Festival, já que tem uma relevância internacional, foi muito bem recebido neste ano e esperamos que no próximo também esteja conosco."

Os longas-metragens exibidos visam atingir diversos públicos, de crianças a adultos, com distintas classificações indicativas. Os gêneros apresentados passam por animação, comédia, comédia dramática, drama, suspense e drama histórico.

Fã dos variados gêneros do cinema francês, a aposentada Elza de Oliveira, foi uma das primeiras a chegar à bilheteria do Trianon para garantir o ingresso. “Eu sempre vou ao Festival no Rio e desta vez coincidiu de ser aqui. Já assisti a muitos filmes franceses, mas de hoje ainda não tinha visto. Muito bom ter esse espaço e aproveitar o Festival por aqui”, afirmou.

Coletivo Cine Clube Marighella - O fundador, Léo Puglia, explica que o Coletivo faz um trabalho voluntário para criar espaços de acesso à cultura de forma completamente gratuita. 

"Buscamos parceiros que compartilhem desta filosofia. Fomos procurados pela equipe do Varilux como uma forma de trazer o Festival para Campos, já que é representativo estar aqui, pela relevância da cidade. Achamos que o Trianon é a casa do povo e dar acesso a esse tipo de cultura é elevar o nível da população."

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp