17/08/2022 às 15h38min - Atualizada em 17/08/2022 às 15h38min

Capacitação para Mediadores e Cuidadores da rede municipal de ensino de Campos

Novidade foi confirmada pelo secretário da pasta, Marcelo Feres, durante audiência pública promovida pelo vereador Leon Gomes, na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (15)

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover nesta sexta-feira (19), das 8h30 às 11h30, a capacitação para os mediadores e cuidadores da rede municipal de ensino, no Teatro Municipal Trianon. A formação vai abordar o tema “Respeitar para acolher, conhecer para incluir e agir para fazer acontecer”. A novidade foi confirmada pelo secretário da pasta, Marcelo Feres, durante audiência pública promovida pelo vereador Leon Gomes, na Câmara Municipal de Campos, nesta segunda-feira (15). A sessão abordou o tema “Cuidadores e mediadores na rede pública”.

Leon é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias do Legislativo. Também participaram da audiência a assessora técnica da Seduct, Catia Mello; pais de alunos e profissionais do ensino, de quem o secretário ouviu as demandas e sugestões. Marcelo falou sobre a nova Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva, aprovada por meio da Lei nº 9.145, de 05 de maio de 2022, “com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal”, explicou.

A capacitação contará com apoio do Instituto Neurodiversidade. O professor doutor Sergio Machado será um dos conferencistas. Ele é fundador e diretor técnico-acadêmico do Instituto Neurodiversidade; graduado em Licenciatura Plena em Educação Física; doutorado em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; doutorado em Ciências do Desporto pela UBI/Portugal; pós-doutorado em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; ex-professor de Mestrado e Doutorado do IPUB/UFRJ (2014-2017); professor visitante do Mestrado em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM (2021-2023).

O CEO do Instituto, professor João Lucas Maciel de Lima, será outro palestrante. Ele é mestre em Ciências da Atividade Física, com ênfase em Neurociência; pós-graduado em Educação Física Adaptada e Inclusiva; pós-graduando em Autismo - CBI of Miami; licenciado e Bacharelado em Educação Física; sócio-fundador e administrador do Instituto Neurodiversidade; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Queimados; vice-presidente da APAE/Queimados; membro fundador da Câmara Técnica de Educação Física e Adaptada do CREF1; conselheiro estadual ONDA – autismo/RJ.

Outra participação será do gestor de Relacionamentos do Instituto Neurodiversidade, Luiz Carlos Vieira Junior, graduando em Desenvolvimento e Coach na área de Desenvolvimento Humano e Inteligência emocional.

OUTRAS MEDIDAS

“A partir da sanção da lei, realizamos um processo seletivo para contratação de 200 mediadores e 100 cuidadores. Vamos implantar, ainda, o Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva na nova Cidade da Criança e do Futuro. Para isso, estamos buscando parcerias de empresas públicas e privadas, e fizemos reuniões com várias instituições como Eletrobras, Petrobras, Casas Bahia, Ponto Frio, etc”, acrescentou.

Com apoio da deputada federal Clarissa Garotinho e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Campos vai ganhar, também, uma Clínica Escola do Autista, a ser construída com recursos do orçamento da União e emendas parlamentares, visando ofertar serviços para o desenvolvimento neuromotor desse público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp