O público alvo desta segunda-feira são os educadores de processo seletivo simplificado, que entraram na última chamada, e não participaram dos encontros dos dias 20 e 27 de junho
E a capacitação para os cerca de 600 professores substitutos contratados pelo Processo Seletivo Simplificado continuou nesta segunda-feira (11), na Universidade Estácio de Sá. Desta vez, o público alvo são os educadores de processo seletivo simplificado, que entraram na última chamada, e para os que não participaram dos encontros dos dias 20 e 27 de junho. A capacitação aconteceu durante todo o dia e, durante a manhã foi falado sobre Letramento, leitura, sequência Didática no Planejamento do Professor e Documentos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) no Dia a Dia do professor,
Na parte da tarde, os temas foram Alfabetização Matemática e Letramento Leitura. Ao todo, são 8 horas de trabalho, que equivalem ao planejamento do professor. A coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Verônica Gomes, explica que essa capacitação faz parte das ações ligadas ao Programa de Aprendizagem Eficiente, PAE, que norteia o trabalho de todos os setores da Seduct.
“A capacitação vem pra instrumentalizar os professores que estão chegando à rede, com o intuito de auxiliá-los na elaboração dos planejamentos que, voltados para as necessidades de seus alunos, propicia recuperação e aceleração garantindo o direito à aprendizagem no desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Verônica, ressaltando que, a partir de agosto haverá Formação Continuada para todos os professores que atuam em turmas de 1° ao 5° ano.
A capacitação foi elogiada pelos educadores, como a Silmara Martins de Alvarenga. “A capacitação está sendo muito importante, pois, enriquece nosso conhecimento e nos leva a refletir o quanto é necessário esse aprendizado para o resultado satisfatório de nosso trabalho”, disse.
A professora Rita de Cássia Neto também aprovou. “Foi muito enriquecedora. Adquiri muitos conhecimentos que serão de grande importância no desenvolvimento do ensino-aprendizagem na sala de aula”. Maria de Fátima Monteiro, veio de Morro do Coco participar do curso. “Gostei muito desse momento de formação. Foi muito esclarecedor”, finalizou.
Na semana passada, participaram da formação os professores efetivos (estatutários) e os contratados que atuam na Educação Infantil (creche e pré-escola), que não puderam comparecer às aulas no dia 20 de junho, incluindo os novos educadores convocados em 23 de junho pelo processo seletivo simplificado de 2021. O objetivo do encontro foi garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a política de valorização profissional. A formação é coordenada pelo Departamento Pedagógico, por meio das Coordenações de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Anos Iniciais.