30/06/2022 às 14h51min - Atualizada em 30/06/2022 às 14h51min

Campos: Resultado preliminar do Programa de bolsas Mais Ciência do Ensino Superior

- Redação
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) divulgou o resultado preliminar do Programa de bolsas Mais Ciência, voltado ao Ensino Superior, nesta quinta-feira (30). O órgão recebeu 96 projetos até o dia 16 de maio, quando terminou o período de inscrição. Eles foram avaliados pelos professores colaboradores das instituições de ensino, de acordo com as áreas dos projetos submetidos. O resultado está publicado no Diário Oficial do município (AQUI).
 
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, quem desejar apresentar recursos, deverá fazê-lo nos dias 01 e 02 de julho por meio do email maisciencia@edu.campos.rj.gov.br. A divulgação do resultado final será em 08 de julho. Trata-se de processo de seleção de projetos de pesquisa e de extensão e seleção de estudantes bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão (Ext) da Prefeitura, com vigência para o período de agosto de 2022 a julho de 2023.
 
"Serão concedidas até 58 bolsas por 12 meses nas categorias de IC, IT e Ext e 58 taxas de bancada, com fomento da Prefeitura, por meio de royalties direcionados à Educação, para projetos desenvolvidos nas temáticas propostas no edital e também para projetos de temáticas livres, submetidos pela comunidade científica e acadêmica, que sejam de interesse da Prefeitura”, explicou Marcelo.
 
A Coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, disse que foi um excelente resultado. “A comunidade acadêmica aderiu ao programa e esse número de inscritos foi o maior dos últimos tempos. Esse edital é fruto de um trabalho da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia com as universidades. Demos continuidade à Comissão das Universidades, onde temos um representante de cada instituição de ensino do município, pública ou privada, e discutimos o edital, as mudanças que pretendemos implementar. E esse edital trouxe novidade: a taxa de bancada que nunca tinha acontecido em editais anteriores e pudemos oferecer agora”, diz Leonora.
 
Leonora falou ainda sobre outras novidades do Mais Ciência. “Tivemos ainda a questão das demandas induzidas e espontâneas. Nos editais anteriores trabalhamos apenas com as induzidas, que são as que fazem parte do anexo I, do edital, as que conseguimos levantar com os setores da prefeitura. Mas, resolvemos abrir a submissão de projetos para demandas espontâneas que são aquelas onde o professor que desenvolve a pesquisa entende que ela possa vir a ser de interesse de algum setor da prefeitura e, submete o projeto, colocando-o como demanda espontânea.
 
O objetivo, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, é apoiar, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de interesse das Secretarias, Subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura, a fim de estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas Instituições de Ensino Superior (IES), articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município de Campos dos Goytacazes. As temáticas propostas estão envolvendo várias áreas do conhecimento.
 
O valor da bolsa IC, IT ou Ext será de R$ 483,00 mensais. A taxa de bancada ao professor orientador será de até R$ 1.500,00, paga em duas parcelas. Podem participar os professores e/ou pesquisadores que se encontrem no efetivo exercício das suas funções, em cursos de graduação e de pós-graduação e/ou em atividades de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, fixadas no município, e que possuam disponibilidade para orientarem os alunos bolsistas.
 
CRONOGRAMA RETIFICADO
 
Recursos - 01/07/2022 e 02/07/2022
 
Divulgação do resultado final - 08/07/2022
 
Assinatura do termo de outorga Início da bolsa - 15/07/2022 a 29/07/2022
 
Início do Projeto - 01/08/2022

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp