O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, anunciou que o governo está realizando um estudo para o uso de energia solar nas escolas estaduais. A iniciativa é da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com Fernandes, até o momento, duas empresas demostraram interesse no projeto. O anúncio foi realizado durante inauguração do Espaço Convivência Sustentável (ECoS), na manhã de quarta-feira (05) na Lagoa, na Zona Sul da cidade.
Fernandes explicou que o uso de energia solar ajudará a reduzir os gastos com a conta de luz quando todas as escolas tiverem ar-condicionado. As empresas interessadas terão que instalar as placas e vender a energia excedente. Em troca, as escolas serão isentas da conta de luz.
"Com o uso da energia solar, teremos uma economia de R$ 100 milhões no gasto com a conta de luz ", projetou.
Também foi anunciada a contratação de 120 ônibus para transporte de alunos de todo o estado. A licitação está em andamento. As empresas escolhidas terão que disponibilizar os veículos em regime de exclusividade. O tranporte será utilizado para a realização de atividades extraclasse.
"Alunos que nunca vieram para a capital terão a oportunidade de ter aulas de biologia aqui na ECoS e no AquaRio, ou de história nos museus", exemplificou o secretário.