Alunos da rede municipal de ensino de São João da Barra participam da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que acontece no dia 7 de junho. Todas as 12 escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental irão participar com estudantes do 6º ao 9º ano, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Acelera.
A Obmep acontece em duas fases. A primeira é composta por uma prova múltipla escolha de 20 questões; a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. Além de estimular o estudo da Matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O coordenador de Matemática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Márcio Porfírio, ressalta a importância da participação na competição escolar. “A preparação e participação da rede pública municipal na Obmep proporcionam aos alunos uma experiência de Matemática em alto nível curricular, o que caracteriza um passo importante de reforço pedagógico nesse período pós-pandemia”, destacou.
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a Obmep é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Para Angélica Rodrigues, secretária municipal de Educação e Cultura, a Olimpíada é uma oportunidade de os estudantes demonstrarem seu potencial. "Já tivemos vários alunos premiados na Obmep. Fizemos todo um planejamento já prevendo o evento. Não encaramos só como competição, mas como inclusão, novas experiências e geração de conhecimento", enfatiza.