29/04/2022 às 11h02min - Atualizada em 29/04/2022 às 11h02min

Projeto “A Criança Pede” fecha abril com ciclos de palestras nas escolas de Campos

- Redação
Palestras motivacionais sobre a autoestima da mulher; orientações sobre como auxiliar a mulher e sua família no aspecto da saúde mental e emocional; como identificar e ajudar uma mulher que está sendo vítima de abuso; informações sobre os avanços da Lei Maria da Penha. Esses temas estiveram na pauta da Campanha de Prevenção contra a Violência nas Escolas em abril, dentro do Projeto “A Criança Pede”.
 
O projeto fecha o mês de abril com atuação marcante na Campanha SOS Mulher, realizada em diversas escolas da rede estadual em Campos. No decorrer deste mês foi realizado um ciclo de palestras que marcou a Semana de Prevenção da Violência nas Escolas Estaduais. A última ação foi realizada na Escola Estadual Dr. César Tinoco, na localidade de Santa Cruz.
 
Os eventos nas escolas foram realizados por iniciativa do Estado e teve a participação do mentor do projeto, o Guarda Civil Municipal, Ivan de Souza, e equipe de voluntários, formada por psicólogas, diretoras de escolas, pedagogas e professoras.
 
As palestras realizadas por Ivan de Souza levaram informações e mensagens voltadas à pacificação e boa convivência no ambiente escolar e no seio familiar dos alunos e funcionários das unidades escolares. Ivan discorreu sobre os avanços da Lei Maria da Penha, que tem sido relevante para coibir a violência contra a mulher, principalmente, no ambiente doméstico.
 
Ivan discorreu para alunos de diferentes faixas etárias com linguagem apropriada para cada uma delas, sobre os direitos e deveres dos responsáveis quanto à proteção e direitos da criança e do adolescente, com ênfase no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ivan ensinou como identificar que uma mulher e criança e adolescente esteja sendo vítima de maus tratos, como agressões e ou abusos no ambiente escolar e doméstico.
 
As psicólogas Leandra Nicolau e Flávia Nicolau discorreram durante as palestras sobre como cuidar e manter a autoestima e a saúde física, emocional e mental.
 
A assistente social, Francelyne de Assis, coordenadora regional da Representação Norte Fluminense da Acterj (Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro), proferiu palestra interativa com alunos do NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos). Ela abordou a temática, “Violência contra a Mulher”, com ênfase na violência abusiva nos relacionamentos íntimos na fase da adolescência e na fase adulta.
 
“A Campanha contra a violência nas Escolas foi bastante produtiva, porque além das palestras com orientações importantes para coibir a violência, diretores das escolas puderam passar orientações aos alunos sobre o regimento e normas de cada escola. As informações sobre a Lei Maria da Penha e as orientações sobre como cultivar a paz por meio do respeito e cuidados com o próximo, de forma recíproca, foram muito importantes para os alunos e funcionários”, avalia Ivan de Souza.
 
O ciclo de palestras foi realizado no Liceu de Humanidades de Campos, Constantino Fernandes, Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, Colégio Dr. César Tinoco; Colégio Estadual Paulo Roberto Duarte de Mendonça; Colégio Estadual Nilo Peçanha e Cemstiac (Centro Educacional Municipal dos Trabalhadores da Indústria do Álcool e Açúcar de Campos).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp