29/04/2022 às 09h16min - Atualizada em 29/04/2022 às 09h16min

Estudante de São João da Barra selecionada para bolsa de intercâmbio no Egito

- Redação
Julia Almeida, de 16 anos, estudante do 3º ano do curso Técnico em Petróleo e Gás do Campus Avançado do IFF em São João da Barra, foi selecionada para uma bolsa integral de intercâmbio no Egito, oferecida pela empresa bp, acionista da GNA, que atua no Porto do Açu. Moradora da praia de Atafona, no segundo distrito, ela tem passagem pelo ensino fundamental da rede municipal, na E.M. Domingos Fernandes da Costa (Dofec).
 
O programa de intercâmbio da bp é uma parceria com a AFS, mais antiga organização de intercâmbio para jovens do mundo. Foram mais de mil estudantes brasileiros inscritos, sendo apenas 16 selecionados (lista aqui): 12 mulheres e 4 homens. Desempenho acadêmico, flexibilidade, capacidade de se adaptar a mudanças e interesse em novas culturas foram algumas das competências analisadas.
 
Julia será a única representante do Norte Fluminense, que ganhou destaque no programa graças à relevância do parque termelétrico a gás natural que a GNA está construindo no Porto do Açu para a estratégia de negócios da bp no Brasil. Os alunos aprovados seguirão para a China, Índia, Egito EUA, Bélgica e Reino Unido.
 
Considerada uma aluna aplicada e determinada, Julia desde muito nova já sabia o que queria: sair de São João da Barra para trabalhar no mercado de óleo e gás e, no futuro, voltar à sua cidade natal para aplicar todo o seu conhecimento. Seu sonho, portanto, está prestes a se tornar realidade ao ser selecionada ao receber a bolsa.
 
“Estou muito feliz com o resultado! Será a minha primeira viagem internacional. Espero aproveitar ao máximo tudo que eu puder antes de voltar para casa, conhecer novas pessoas, lugares, e aprender muito! Quero seguir carreira no setor de petróleo e gás ajudando no desenvolvimento do setor na minha cidade”, disse Julia.
 
Ao longo de 30 dias vivendo e explorando as antigas maravilhas da engenharia do “berço da civilização”, como as Grandes Pirâmides, Julia participará de atividades relacionadas a mudanças climáticas e outros temas ligados à ciência, tecnologia e engenharia. Terá ainda a oportunidade de fazer aulas de árabe, bem como ser voluntária em projetos sociais. Antes de embarcar, haverá uma preparação sobre o programa e atividades junto aos organizadores.
 
“Esse é um exemplo de como os nossos acionistas – bp, Spic Brasil, Prumo e Siemens – atuam. Além de serem as bases fundamentais da GNA, apoiam o projeto e a comunidade, reforçando o nosso propósito de viabilizar negócios criando oportunidades e desenvolvimento para as pessoas. Ao lado deles, continuaremos trabalhando para ampliar o acesso dos sanjoanenses a educação, trabalho e geração de renda”, afirma Bernardo Perseke, Diretor-Presidente da GNA.
 
Parcerias estratégicas - Para ajudar a levar a informação para o maior número de estudantes de São João da Barra, a bp contou com o apoio da GNA, que articulou com o IFF SJB lives sobre o programa para os estudantes da instituição, bem como a divulgação da oportunidade no site da Prefeitura de São João da Barra.
 
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, comemorou: “Nos orgulha muito a conquista da jovem Júlia, que antes de chegar ao IFF também passou pelo ensino municipal de São João da Barra. Ela é exemplo a ser seguido!”.
 
“A seleção da nossa aluna é bastante representativa para o IFF/SJB. Sempre falamos, no sentido figurado, que a educação pode nos levar a lugares extraordinários. Agora a Julia demonstrou que também é possível no sentido literal. É um orgulho para todos nós!”, completou Paulo Vidal, Diretor Geral do Campus São João da Barra do IFF.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp